Deslizamentos de terra em municípios paulistas
O município de Salesópolis, em São Paulo, foi atingido por deslizamentos de terra neste final de semana, resultando no desabamento parcial do Hotel Vale das Nascentes. A Estrada da Roseira também foi afetada por um deslizamento de talude perto do Morro Grande, assim como a Estrada da Barra. A Defesa Civil do estado informa que as vias permanecem interditadas até a remoção do material. Felizmente, nenhuma vítima foi relatada.
Acumulados de chuva em 24 horas
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas foram:
- Salesópolis (Ponte Nova): 80 mm
- São Sebastião (Maresias): 65 mm
- Caraguatatuba (Fazenda Serra Mar): 64 mm
- Barra do Turvo (Centro): 63 mm
- São Sebastião (Barra do Una): 57 mm
- São Sebastião (Juquehy): 55 mm
- Santos (Nova Cintra): 54 mm
Mais danos em outras localidades
Caraguatatuba também sofreu com pontos de alagamentos em vias públicas causados por grande volume de água pluvial. Os bairros mais afetados foram Centro (Avenida da Praia), Aruã, Poiares, Pinta, Rio do Ouro e Perequê-Mirim. Algumas moradias ficaram alagadas, mas não houve registro de vítimas, desalojados ou desabrigados. Em Peruíbe, houve erosões em vias públicas, uma queda de árvore e pontos de alagamentos no bairro Guaraú. Uma família foi desalojada, mas encaminhada para casa de parentes.
Em Campinas, foram registrados 44 chamados para quedas de árvores, e em Americana, 30 chamados. A companhia de energia elétrica foi acionada para reparar as árvores que atingiram a rede elétrica, mas não houve relato de pessoa ferida, desabrigada ou desalojada.
Júlio Rossato