Calendário de Pagamento do IPVA 2025 nos Estados do Sul do Brasil
O ano começou e é hora de se preparar para o pagamento daquelas despesas inevitáveis. Para os proprietários de veículos, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é uma dessas contas que precisam ser quitadas já no início do ano.
O calendário de vencimento varia entre os Estados e as opções pagamento escolhidas pelos donos de carros. Quem paga à vista costuma ter desconto ou parcelado sem bonificação. A equipe InfoMoney traz nesta série de reportagens os calendários de pagamentos do IPVA 2025.
Paraná
A Secretaria de Estado de Fazenda do Paraná oferece a opção de pagamento à vista, com bonificação de 6%, ou em até cinco parcelas sem desconto.
Pagamento à vista
Pagamento parcelado
Rio Grande do Sul
Os proprietários de veículos que anteciparem o pagamento do IPVA para janeiro, antes do vencimento por placas, que ocorre no último dia útil de abril, terão desconto de 6% pela antecipação. Os proprietários também podem obter os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão. Se tiverem direito, poderão agregar os descontos que chegam ao máximo de 24,80%. Se o proprietário optar pelo parcelamento em seis vezes, também terá o respectivo desconto nas parcelas de janeiro (6%), fevereiro (3%) e março (1%). Neste caso, deverá ser feita a opção pelo parcelamento e pagamento da primeira parcela até 31 de janeiro. Para fazer o parcelamento, é obrigatório o pagamento em seis vezes dentro dos prazos estipulados. Por exemplo, se o proprietário decidir iniciar o parcelamento em fevereiro, não será mais possível, pois precisa pagar a parcela ainda no mês de janeiro. Em fevereiro, terá de pagar a segunda.
Pagamento à vista
Santa Catarina
O contribuinte tem três alternativas para o pagamento do IPVA em Santa Catarina:
- Cota única: o imposto deve ser quitado até o final de cada mês, de acordo com o final de cada placa
- Parcelamento em três vezes sem juros: o pagamento da 1ª cota deve ocorrer até o dia 10 de cada mês, de acordo com o final de cada placa
- Parcelamento em até 12 vezes pelo cartão de crédito: Esta opção se dá por operação financeira semelhante a um empréstimo e tem incidência de custos de financiamento, incluindo juros e demais encargos acrescidos às parcelas.
Júlio Rossato