Técnicos do IAT resgatam 33 aves em cativeiro irregular
No dia 13 de janeiro de 2025, técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) resgataram 33 aves mantidas em cativeiro irregular em Paranavaí, no Noroeste do Estado. A operação aconteceu após o órgão receber uma denúncia anônima de que o proprietário de uma casa no município estava mantendo várias aves sem as devidas autorizações.
Entre as aves resgatadas, estão 14 papas-capim-de-coleira, nove trinca-ferros, três canários-da-terra, um sangrinho, um tiziu, um bico-de-pimenta, uma patativa, uma cravina, um galo-da-campina e um azulão. As aves ainda passarão por avaliação para saber se podem retornar à natureza ou se devem ser encaminhadas para um criadouro legalizado.
Denuncie
Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná. Se preferir, a pessoa pode ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal.
Júlio Rossato