Sabesp faz testes em redes de esgoto para identificar ligações clandestinas em Itanhaém e Guarujá
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp – SBSP3) vai fazer testes e inspeções nas redes de esgoto das cidades de Itanhaém e Guarujá (Baixada Santista), no litoral de São Paulo, para identificar ligações clandestinas de despejo de água de chuva nos sistemas operados pela Sabesp. Os trabalhos de fiscalização começam nesta terça-feira, 14, e devem se estender ao longo desta semana.
Alta ocorrência de conexões irregulares
Em época de temporais, diz a companhia, pode acontecer a entrada água em excesso na rede de esgoto e provocar vazamentos para as ruas. “Como o litoral de São Paulo tem baixa cobertura de rede de drenagem, a ocorrência de conexões irregulares é alta”, afirma a empresa.
Viroses na Baixada Santista
Cidades da Baixada Santista, como Guarujá, Santos e Praia Grande sofrem com um surto de casos de virose, que se espalha pela região desde o ano passado. Só no Guarujá, mais de 2 mil atendimentos foram registrados nas unidades hospitalares da cidade, segundo a prefeitura.
Testes de fumaça e corante
Para identificar as conexões irregulares, a Sabesp utilizará o teste de fumaça. O teste consiste na liberação de fumaça, que será insuflada por bueiros. Se a fumaça aparecer em pontos como ralos, pias, tanques e caixas de inspeção, é sinal de possíveis problemas nas instalações. Além disso, os técnicos vão fazer a aplicação de corante para identificar possíveis falhas nas tubulações de esgoto das residências.
Orientações aos moradores
Caso os moradores percebam a presença de fumaça em suas residências, devem avisar um dos técnicos que estarão acompanhando a ação. Caso vazamentos sejam identificados, a Sabesp irá elaborar relatório e orientar a população sobre os reparos necessários, além de formalizar as situações junto à Prefeitura. Não haverá custos às pessoas para a aplicação dos testes.
Funcionamento do esgoto não será interrompido
O funcionamento do esgoto não será interrompido durante as inspeções, as pessoas poderão continuar usando o banheiro e fazendo outras atividades domésticas normalmente. Os corantes também não mancham as roupas informou a empresa.
Júlio Rossato