Apple perde liderança no mercado de smartphones da China
A Apple foi destronada da liderança do mercado de smartphones da China em 2024, com as rivais locais Vivo e Huawei ultrapassando a companhia norte-americana depois que suas vendas no país no ano caíram 17%, segundo dados da empresa de pesquisa Canalys divulgados nesta quinta-feira.
A performance da Apple representou o maior declínio de vendas anuais da empresa na China e envolveu uma contração em todos os quatro trimestres do ano, incluindo uma queda de 25% nos três últimos meses, de acordo com os dados.
Rivais locais ultrapassam a Apple
A Vivo, fabricante de smartphones econômicos, obteve uma participação de mercado de 17% na China em 2024, seguida pela rival premium Huawei, com 16%, e pela Apple, com 15%, demonstrando a crescente pressão de vendas que a empresa norte-americana enfrenta dos fabricantes nacionais em um de seus maiores mercados globais.
O declínio da Apple na China também indica como fatores como a ausência de recursos de inteligência artificial nos iPhones mais recentes, onde o ChatGPT não está disponível, estão afetando a competitividade da companhia norte-americana.
Desafios para a Apple
“Isso marca o pior desempenho anual da Apple na China”, disse Toby Zhu, analista da Canalys.
“A posição de mercado premium da Apple enfrenta vários desafios: Os contínuos lançamentos da Huawei, a proliferação de telefones dobráveis domésticos em segmentos de alto preço e marcas Android como Xiaomi e Vivo construindo a lealdade do consumidor por meio de inovações tecnológicas”, disse ele.
Descontos para estimular as vendas
A Apple teve de recorrer a raros descontos para estimular as vendas. A empresa lançou uma promoção de quatro dias na China, de 4 a 7 de janeiro, oferecendo cortes de preços de até 500 iuans (68,50 dólares) nos modelos da linha 16.
As principais plataformas de comércio eletrônico chinesas seguiram o exemplo com suas próprias promoções. O mercado Tmall da Alibaba anunciou descontos de até 1.000 iuans (137 dólares) nos dispositivos mais recentes da série 16 de iPhones.
Aumento nas vendas de smartphones na China
Entre os cinco principais fornecedores de smartphones, a Xiaomi, focada principalmente em modelos mais baratos, teve o maior crescimento, com um aumento de 29% nas vendas do quarto trimestre, enquanto Oppo e Vivo tiveram ganhos de 18% e 14%, respectivamente, de acordo com os dados da Canalys.
As vendas anuais de smartphones na China em 2024 aumentaram 4%, para 285 milhões de aparelhos.
Júlio Rossato