TikTok Suspende Serviços nos EUA devido a Nova Lei
O TikTok suspendeu seus serviços para usuários baseados nos EUA, enquanto a Apple Inc. e o Google removeram a plataforma de suas lojas de aplicativos móveis para evitar penalidades sob uma nova lei, enquanto a empresa de mídia social aguarda um possível perdão do presidente eleito Donald Trump para continuar suas operações.
Trump disse no sábado que “muito provavelmente” concederia ao TikTok um perdão de 90 dias da lei, dando à empresa-mãe de propriedade chinesa ByteDance Ltd. mais tempo para encontrar um comprador. Trump também disse à NBC em uma entrevista exclusiva que provavelmente anunciaria isso na segunda-feira, após ser empossado.
A ByteDance também notificou os usuários dos EUA que estava desativando uma série de outros aplicativos que opera no país, incluindo CapCut, Lemon8 e Lark, um aplicativo de produtividade semelhante ao Slack. A subsidiária de jogos da ByteDance, Moonton, também desativou seus dois jogos móveis.
Proibição do TikTok nos EUA
“Uma lei que proíbe o TikTok foi promulgada nos EUA,” disse o TikTok em uma notificação na plataforma para os usuários no sábado à noite. “Infelizmente, isso significa que você não pode usar o TikTok por enquanto.”
A Apple e o Google removeram o TikTok de suas lojas de aplicativos móveis nos EUA, conforme exigido por uma lei que entrou em vigor no domingo. Os desafios legais do TikTok não conseguiram impedir a medida, que foi aprovada no ano passado para abordar preocupações de segurança nacional.
Foi escolha do TikTok suspender a disponibilidade no sábado à noite. A lei controversa exige que empresas de tecnologia que hospedam ou distribuem o TikTok nos EUA – como Apple, Google e Oracle Corp. – parem de fazê-lo a partir de 19 de janeiro.
Consequências da Proibição
As empresas que forem encontradas em violação podem enfrentar enormes penalidades determinadas por “multiplicar $5.000 pelo número de usuários,” de acordo com a lei. Em um país onde aproximadamente metade da população está no TikTok — o aplicativo afirma ter 170 milhões de usuários mensais nos EUA — essas multas podem se acumular rapidamente.
Remover o aplicativo das lojas de aplicativos não teria desligado o serviço imediatamente; os usuários que já o tivessem baixado poderiam continuar a usá-lo, mas não poderiam instalar atualizações de software. O aplicativo teria se deteriorado ao longo do tempo até se tornar inutilizável.
Reação dos Usuários
Ao retirar a plataforma do ar de uma só vez, e mais cedo do que o esperado, o TikTok tem a chance de mobilizar sua enorme base de usuários em protesto. É possível que os usuários exijam ação de líderes políticos como Trump para reverter a proibição.
Mesmo antes de o TikTok tornar o aplicativo indisponível, criadores leais estavam se organizando online para pressionar Trump a cumprir as promessas que fez durante a campanha para ser o salvador do TikTok.
Conclusão
O CEO do TikTok, Shou Chew, também passou um tempo com Trump em Mar-a-Lago e deve comparecer à sua posse na segunda-feira. O TikTok já tentou usar sua popularidade para mudar seu destino. A empresa incentivou os TikTokers a ligar para o Congresso para protestar contra o projeto e tentar impedi-lo de ser aprovado quando foi apresentado pela primeira vez. A estratégia teve efeito reverso na época, alimentando os medos dos legisladores sobre a influência do aplicativo sobre os usuários dos EUA.
Júlio Rossato