Prioridades de Trump
A Casa Branca emitiu na tarde desta segunda-feira, 20, um comunicado com as prioridades do começo de mandato do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tomou posse hoje.
América segura outra vez
O documento trata de tornar a “América segura outra vez”, reduzir os preços e retomar o domínio do mercado de energia, “drenar o pântano”, em referência à política de Washington, e trazer de volta os “valores americanos”.
Retirada do Acordo de Paris
A presidência promete que libertará o setor de energia dos Estados Unidos ao “acabar com as políticas de extremismo climático de Biden”, e cita uma retirada do Acordo de Paris como uma medida nesta sentido.
Política Comercial “America First”
A publicação diz que Trump anunciará a Política Comercial “America First”. Segundo o documento, os EUA não estarão “mais em dívida com organizações estrangeiras pela nossa política fiscal nacional, que pune as empresas americanas”.
Políticas de segurança
Sobre as políticas de segurança, Trump “tomará medidas ousadas para garantir a segurança da nossa fronteira e proteger as comunidades americanas.
Operação de deportação
“A operação de deportação abordará as passagens recordes de fronteiras de estrangeiros criminosos sob a administração anterior. O Presidente está suspendendo a reinstalação de refugiados, depois de as comunidades terem sido forçadas a alojar grandes e insustentáveis populações de migrantes, prejudicando a segurança e os recursos”, afirma.
Forças Armadas na segurança das fronteiras
“As Forças Armadas, incluindo a Guarda Nacional, se envolverão na segurança das fronteiras, e serão destacadas para a fronteira para ajudar o pessoal existente na aplicação da lei. Trump iniciará o processo de designação de cartéis como organizações terroristas estrangeiras e utilizará a Lei dos Inimigos Estrangeiros para os remover”, aponta a Casa Branca.
Júlio Rossato