Trump discute a compra do TikTok com investidores
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no último sábado (20), durante um voo para a Flórida, que está conversando com diversos investidores sobre a compra do TikTok e que deve tomar uma decisão nos próximos 30 dias.
De acordo com informações da Reuters, a administração Trump está trabalhando em um plano para salvar o aplicativo, que envolve a Oracle e um grupo de investidores externos para assumir o controle das operações do TikTok. A ByteDance, proprietária chinesa do TikTok, manteria uma participação na empresa, mas a coleta de dados e as atualizações de software seriam supervisionadas pela Oracle.
Trump disse aos repórteres que não conversou com Larry Ellison, CEO da Oracle, sobre a compra do aplicativo e que a decisão deve ser tomada em breve. Segundo as fontes da Reuters, outros grupos de investidores, liderados por Frank McCourt e Jimmy Donaldson, também estão disputando a aquisição do TikTok, mas não fazem parte da negociação da Oracle.
A gestão do TikTok permaneceria, para operar o aplicativo de vídeos curtos, de acordo com uma das fontes. A Oracle seria responsável por abordar questões de segurança nacional.
Júlio Rossato