Google pede desculpas por falha no Chromecast
O Google pediu desculpas na quarta-feira (12) aos consumidores afetados por uma falha global que tem impedido o funcionamento do Chromecast desde a noite de domingo (9). A empresa informou que está trabalhando em uma solução, mas ainda não há um prazo para que o problema seja resolvido.
Em um e-mail enviado a usuários afetados, a gigante da tecnologia reconheceu o erro e afirmou que está empenhada em consertar a falha “o mais rápido possível”. A pane, que parece ter sido causada por uma falha no firmware, o sistema de base do aparelho, atingiu principalmente o Chromecast de 2ª geração e o Chromecast Audio, dispositivos populares no Brasil e em outras partes do mundo.
O Chromecast é um dos dispositivos mais vendidos do Google desde seu lançamento em 2013. O problema ocorre em um momento em que a empresa já descontinuou modelos mais antigos da linha, como o de 2ª geração, e promove o Google TV Streamer como substituto.
Desde o final de semana, usuários começaram a relatar que o Chromecast simplesmente parou de funcionar, deixando de transmitir áudio e vídeo para TVs e sistemas de som. Especialistas ouvido pelo portal The Verge apontam que a falha pode estar relacionada ao vencimento de um certificado digital incorporado ao dispositivo, o que teria causado a interrupção dos serviços.
No entanto, o Google ainda não confirmou oficialmente essa hipótese. Em publicações na comunidade Google Nest, a empresa informou apenas que identificou a origem do problema e que está desenvolvendo uma correção.
A falha afeta consumidores no Brasil, Estados Unidos, Europa e Ásia, e muitos usuários tentaram resolver o problema por conta própria, restaurando o Chromecast para as configurações de fábrica. O Google alertou que essa medida não apenas não corrige o erro, como pode impossibilitar uma nova configuração do dispositivo.
O Google informou que novas atualizações sobre o caso serão publicadas na comunidade Google Nest. Usuários devem aguardar uma atualização oficial e evitar qualquer tentativa de restauração do Chromecast.
Alguns relatos na internet indicam que alterar a data do smartphone para 08 de março de 2025 pode contornar temporariamente a falha, mas não há garantias de que isso funcione para todos os dispositivos.
(Com informações do The Verge)
Paulo Barros
Jornalista pela Universidade da Amazônia, com especialização em Comunicação Digital pela ECA-USP. Tem trabalhos publicados em veículos brasileiros, como CNN Brasil, e internacionais, como CoinDesk. No InfoMoney, é editor com foco em investimentos e criptomoedas
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