Ameaças ao STF aumentam antes do julgamento de Bolsonaro
A proximidade da data do julgamento que analisará a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados por suposto golpe de Estado resultou em um aumento nas ameaças direcionadas ao Supremo Tribunal Federal (STF). As informações foram divulgadas pela CNN.
A maioria das ameaças tem sido registrada por meio da central telefônica do tribunal, embora também haja ofensas enviadas por e-mail. A Ouvidoria do STF informou que acompanha e monitora essas ocorrências.
O aumento das ameaças ocorreu especialmente após o ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do STF, definir a data do julgamento, marcada para os dias 25 e 26 de março.
Fontes do canal no tribunal afirmam que o crescimento nos registros de intimidações “não é coincidência”, sendo uma das razões que motivou a criação de um protocolo rigoroso de segurança.
Entre as medidas de proteção, está o reforço da Polícia Militar no entorno do prédio do STF, acesso restrito ao plenário e um plano específico para prevenir ataques cibernéticos. O protocolo, que está sendo ajustado entre a direção do Supremo e o gabinete de Zanin, deve ser finalizado até sexta-feira (21).
Júlio Rossato