O Pão Francês no Contexto da Alimentação Brasileira
O pão francês é um dos alimentos mais presentes na mesa dos brasileiros. Com 2,35 milhões de toneladas consumidas por ano, o pãozinho representa 34,39% do total de pães consumidos no país, consolidando-se como o mais popular entre os panificados, informa a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip).
“O pão francês vai muito além do café da manhã. Ele faz parte da história, da cultura e da economia do Brasil. Sua popularidade se mantém firme ao longo dos anos porque une sabor, tradição e acessibilidade. E, para os panificadores, continua sendo um produto estratégico, de alto volume de vendas e essencial para a sustentabilidade do setor”, destaca Paulo Menegueli, presidente da Abip, ao comentar o Dia do Pão Francês, celebrado nesta sexta-feira (21).
Apesar de estar no topo das preferências dos brasileiros, o alimento produzido a partir da mistura de farinha de trigo, água, fermento e sal é rico em carboidrato e pode gerar a dúvida: ele é um aliado ou um inimigo da alimentação saudável?
Segundo a nutricionista Caroline Calloni, o pão francês pode fazer parte de uma dieta equilibrada, desde que consumido com moderação.
...
Júlio Rossato