Lula busca triplicar comércio com Vietnã
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (29) que o Brasil tem potencial para triplicar seu fluxo na balança comercial com o Vietnã, dos atuais US$ 7,7 bilhões ao ano para até 20 bilhões. Segundo um plano de ação assinado por Lula com autoridades vietnamitas, a meta é dobrar o fluxo, chegando a US$ 15 bilhões até 2030.
Em discurso de encerramento do Fórum Econômico Brasil-Vietnã, Lula destacou o crescimento do intercâmbio comercial entre os dois países desde 2008, quando visitou o país asiático pela primeira vez.
Lula celebrou a abertura do mercado vietnamita à carne bovina brasileira, acordada nesta sexta-feira (28), e prometeu que o Brasil será a porta de entrada do Vietnã para a América Latina.
O presidente também fez críticas ao protecionismo no comércio global, sem citar o nome do presidente dos EUA, Donald Trump, e mencionou o ex-presidente Ho Chi Minh durante seu discurso, ressaltando a importância do comércio e investimentos para gerar emprego e renda nas sociedades.
Na coletiva de imprensa, Lula criticou Bolsonaro por buscar anistia pelos ataques em Brasília em janeiro de 2023.
Júlio Rossato