Painel aborda independência financeira e educação
Um painel trouxe à tona discussões sobre independência financeira, educação e a relação da mulher com o dinheiro. Com a participação de Carolina Cavenaghi, empreendedora e fundadora da Fin4She, Mari Amaro, apresentadora do programa Do Zero ao Topo, Fabiana Raulino, professora do MBA da XP Educação, e Rachel de Sá, estrategista de investimentos da XP, a live especial promovida pelo InfoMoney ofereceu percepções valiosas sobre o tema.
Carolina Cavenaghi destacou que “empresas são feitas de pessoas”. Segundo ela, a independência financeira e a carreira estão intimamente interligadas, e é essencial que haja um investimento contínuo nesses aspectos. “Trata-se de um pilar que deve estar equilibrado e saudável. Quem relaxa nesses pontos corre o risco de, no futuro, não poder tomar decisões profissionais de forma autônoma”, alertou a CEO da Fin4She.
Fabiana Raulino abordou a falta de educação financeira na base educacional do Brasil. “A educação financeira não está presente na formação básica do brasileiro, e isso é um grande problema. Na faculdade, aprendemos o ‘core’ do fazer, mas não como desenvolver uma inteligência financeira relacionada àquele fazer: quais são as possibilidades? Como você investe? Taxa de juros e outros conceitos fundamentais são negligenciados”, explicou Fabiana, ressaltando a necessidade de transformar a educação financeira no país.
Rachel de Sá enfatizou a importância de se falar sobre dinheiro, especialmente para as mulheres. “A mulher não deve ter o tabu de falar sobre dinheiro. Ter disciplina com o dinheiro é fundamental para alcançar a independência financeira. Falar sobre o tema ajuda a compreender onde se está e para onde se quer ir”, afirmou Rachel, reforçando que a conversa aberta sobre finanças é essencial para a construção de uma vida financeira saudável.
Júlio Rossato