Cuidados de Saúde no Outono
O outono é marcado pela queda nas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, cenário ideal para o aumento da proliferação de vírus e bactérias. Nesse contexto, doenças respiratórias e alergias tendem a ser mais comuns, como bronquites, pneumonias, conjuntivite e rinite alérgica, doenças virais, ressecamento da pele. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta para os cuidados com as doenças típicas da nova estação – o outono, que iniciou na manhã desta quinta-feira (20).
Para evitar os desconfortos que a mudança de estação pode provocar, manter uma alimentação adequada e saudável, uma boa hidratação e a prática regular de atividade física podem ser ótimos aliados.
Importância da Alimentação
A alimentação desempenha um papel fundamental para a imunidade. Uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas e minerais como vitaminas A, C, D, E, do complexo B, zinco, selênio, ferro, proteínas são essenciais para que o corpo produza as células de defesa, além de regular a resposta imunológica.
Hidratação Adequada
De acordo com a coordenadora de Promoção da Saúde da Sesa, Elaine Cristina Vieira, nos dias frios a ingestão hídrica tende a diminuir, principalmente a água, importante para o adequado transporte das células de defesa por meio da corrente sanguínea.
Benefícios da Atividade Física
É fundamental manter a regularidade da atividade física, pois ela desempenha um papel de extrema importância no fortalecimento do sistema imunológico, tornando o corpo mais resistente a infecções.
Evite Alimentos Ultraprocessados
Os alimentos ultraprocessados devem ser evitados em todas as estações do ano, pois seu consumo frequente está associado a diversas doenças.
Recomendações da Sesa
A Sesa recomenda medidas de prevenção e informa sobre ações e eventos na região. Fique por dentro das notícias locais e saiba mais sobre a imunização e projetos em andamento.
Júlio Rossato