Tratamento inovador para Atrofia Muscular Espinhal disponível no SUS
Crianças com AME tipo 1 terão acesso gratuito ao tratamento com terapia genética pelo SUS, uma conquista inédita na saúde pública brasileira. O medicamento Zolgensma, que custa em média R$ 7 milhões na rede particular, agora será disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde. Essa terapia genética é indicada para pacientes de até 6 meses de idade que não necessitam de ventilação mecânica invasiva por mais de 16 horas diárias.
Com a inclusão do Zolgensma, o SUS passará a oferecer todas as terapias modificadoras para AME tipo 1. A medida foi possível graças a um acordo com a indústria internacional, que condiciona o pagamento aos resultados do tratamento nos pacientes.
O tratamento será acompanhado de perto, com avaliações constantes do desempenho do medicamento e da qualidade de vida das crianças e suas famílias. Para iniciar a terapia, as famílias devem procurar um dos 28 serviços especializados distribuídos em diversos estados brasileiros.
A Atrofia Muscular Espinhal é uma doença rara que afeta a produção de uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores. Na rede pública, os pacientes de AME tipos 1 e 2 são tratados com outros medicamentos, como nusinersena e risdiplam.
Júlio Rossato