Líder norte-coreano supervisiona teste de drones com IA
O líder norte-coreano Kim Jong Un supervisionou o teste de drones suicidas com tecnologia de inteligência artificial (IA) e disse que o controle não tripulado e a capacidade de IA devem ser as principais prioridades no desenvolvimento de armas modernas, informou a mídia estatal.
Kim também inspecionou os novos drones de reconhecimento atualizados, capazes de detectar alvos táticos e atividades inimigas em terra e no mar, informou a agência de notícias estatal KCNA.
“Kim Jong Un disse que equipamentos não tripulados e tecnologia de inteligência artificial devem ser as principais prioridades na modernização de armas”, disse a KCNA.
O presidente ainda acrescentou a importância de promover um programa nacional coordenado de longo prazo para liderar a concorrência de veículos aéreos não tripulados (UAVs) inteligentes para uso militar, destacando a necessidade de estar na vanguarda da aceleração tecnológica.
A Coreia do Norte tem investido no desenvolvimento de drones, incluindo munições kamikaze, em possível cooperação militar com a Rússia.
Acredita-se que tropas norte-coreanas tenham participado da guerra de drones na Rússia contra a Ucrânia, adquirindo experiência no campo de batalha.
Júlio Rossato