Produção de Suínos no Paraná: Destaque na Criação da Raça Moura
O Paraná é vice-líder na produção de suínos no Brasil, com uma produção de 12,4 milhões de porcos em 2024, atingindo a sua maior participação no setor, com 21,5%. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comprovam a força e a expertise da produção paranaense, que não fica limitada apenas à industrial. O Estado é referência na criação da raça nativa brasileira Moura, com carne e aspecto similares aos melhores cortes bovinos, com maciez, suculência e sabor únicos.
Cerca de 74% da produção brasileira da raça fica no Estado, de acordo com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A instituição conta com o Projeto Porco Moura, de resgate e estímulo à criação da raça, criado em 1985 e encerrado no início dos anos 2000, mas que foi retomado em 2014. Esse incentivo é fundamental para manter viva não só a produção, mas também a tradição e a importância que ela teve na história do Paraná e do Brasil.
História da Raça Moura
Os primeiros porcos domésticos que chegaram ao Brasil foram trazidos pelos portugueses, logo no início da colonização, por volta dos anos 1530. A origem do Moura é ligada às missões jesuíticas espanholas na América, sobretudo na região do que hoje é o Rio Grande do Sul. A raça foi essencial na iluminação pública do País antes da industrialização, devido ao uso da banha do porco como combustível.
Diferenças na Criação
Criar um porco Moura é um processo totalmente diferente da criação de um suíno industrial, principalmente em relação à alimentação e ao ambiente. Enquanto o suíno industrial se alimenta de rações concentradas e é criado em ambientes confinados, o Moura se alimenta do que está disponível na natureza e é criado em sistemas extensivos e semi-extensivos, ao ar livre.
Oportunidades e Desafios
O desafio do Moura é manter-se atrativo para produtores e consumidores, explorando a produção de produtos gourmet. A carne Moura já está presente em diversos estabelecimentos e há planos para chancelar a raça com o selo de Indicação Geográfica, visando agregar valor e reconhecimento.
Legislação e Regulamentação
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná está finalizando uma portaria para estabelecer normas de biosseguridade na criação de porcos, especialmente da raça Moura. A iniciativa visa garantir a qualidade e segurança sanitária, além de proteger a cadeia produtiva.
Fonte: Agência Estadual de Notícias
Júlio Rossato