Ave usa plástico para fazer ninhos no Pará, aponta estudo
Estudo da UFPA destaca que o japu-preto, ave do litoral paraense, utiliza fibras e cordas de plástico da poluição para construir seus ninhos, revelando um grave problema ambiental na região.
Em entrevista, Adrielle Caroline Lopes, pesquisadora da UFPA, mencionou que a presença de plástico nos ninhos indica alta poluição no ambiente, evidenciando a presença excessiva de resíduos.
O estudo iniciado em 2022 observou que os ninhos do japu-preto estavam adquirindo uma coloração azul devido a materiais de pesca descartados, como fibras e cordas de plástico, especialmente encontrados nas áreas de manguezal.
Segundo a pesquisa, 97% dos ninhos dessa espécie na região são feitos com material descartado, o que demonstra a grave influência da poluição no habitat dessas aves.
A pesquisadora adiantou que a próxima etapa do estudo se concentrará nos efeitos da toxicidade do plástico nas aves e em suas crias, alertando para possíveis impactos como intoxicação e distúrbios hormonais que podem afetar todo o ecossistema.
Júlio Rossato