Engenheiro desenvolve projetos de IA para Bazar Group
Leonardo Augusto, engenheiro, desenvolveu projetos de marketplaces e produtos digitais para empresas diversas. Em meados do ano passado, ele foi convidado para assumir a Bazar Group, uma empresa de tecnologia especializada em inteligência artificial, que tem dois grandes negócios: o Bazar do Consórcio e o Bazar do Precatório.
Ele participou do programa AcelerAI, do canal XP Educação, contando a história da Bazar. A empresa nasceu dentro de um fundo de investimento, antes mesmo de Leonardo se tornar CEO dela.
Oportunidade
Leonardo foi procurado pela Bazar para apoiá-la principalmente em tecnologia. “Me juntei a Bazar para fazer uma transformação tecnológica. Ah, mas antecipação de crédito, vamos fazer: a gente abre uma planilha Excel e tudo bem. Agora, como fazer isso em escala, com um conjunto de dados. Para conseguir pagar o cliente muito rápido, só com muita tecnologia. E foi aí a virada”, relata.
A transformação que Leonardo fez no processo foi fortemente baseada na inteligência artificial (IA). Na Bazar do Consórcio, se o cliente quiser vender sua cota, o motor de IA extrai todos os dados do extrato, independente do formato. Esses dados enriquecem uma base que foi treinada para dar o melhor preço para aquele cliente.
Na Bazar do Precatório, a antecipação do recebível segue a mesma lógica da Bazar do Consórcio, com a construção de um ambiente de inteligência artificial capaz de indexar os processos, ler, extrair e tomar decisão em escala sobre as ações. “Nos últimos dois meses, conseguimos analisar mais de 5.000 processos com nossa IA. Quando olhamos o tempo que levava – antes, 40 dias -, agora é 2 minutos. Em 2 minutos entendemos todos os documentos de até 20 mil páginas”, conta.
Júlio Rossato