Taxas de DIs abrem em forte alta após vitória de Trump
As taxas dos DIs abriram esta quarta-feira em forte alta, perto de 20 pontos-base em alguns vencimentos, acompanhando a disparada dos rendimentos dos Treasuries após o republicano Donald Trump vencer a disputa presidencial nos Estados Unidos.
Às 9h18, a taxa do DI para janeiro de 2027 estava em 13,165%, em alta de 19 pontos-base ante o ajuste da véspera, enquanto o vencimento para janeiro de 2033 marcava 12,99%, com elevação de 16 pontos-base. No mesmo horário, o yield do Treasury de dez anos – referência global para decisões de investimento – subia 19 pontos-base, a 4,473%.
O movimento nos mercados do Brasil e dos EUA ocorre em meio à percepção de que as políticas de Trump serão inflacionárias, entre elas a alta de tarifas de importação, o bloqueio a imigrantes e a redução de impostos, o que exige juros mais elevados.
BC deve elevar Selic em 50 pontos-base
Na ponta curta da curva brasileira as taxas apresentavam altas mais contidas, tendo no horizonte a decisão do Banco Central mais tarde nessa quarta-feira sobre a Selic, hoje em 10,75% ao ano.
Às 9h18, a curva precificava 93% de chances de o BC elevar a Selic em 50 pontos-base, contra 7% de probabilidade de alta de 75 pontos-base. Na véspera, os percentuais eram de 96% e 4%.
Júlio Rossato