Dados de seguro-desemprego nos EUA
Investidores e economistas estão de olho nos dados de pedidos semanais por seguro-desemprego nos Estados Unidos, que serão divulgados nesta quinta-feira (21). O resultado desses dados reflete o número de americanos que solicitaram benefícios pela primeira vez, servindo como um indicador imediato da saúde econômica. Níveis baixos sugerem resiliência no emprego, enquanto altas podem sinalizar desaceleração econômica, ajudando a prever tendências no consumo e na confiança dos trabalhadores. Para o Fed, o banco central americano, os números são fundamentais na avaliação do impacto das taxas de juros na economia.
Pacote de corte de gastos públicos no Brasil
Hoje, todas as atenções se voltam para o anúncio do pacote de corte de gastos públicos no Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para analisar as contribuições do Ministério da Defesa ao pacote de corte de gastos. O encontro ocorrerá às 9h.
Outros destaques
Além disso, outras notícias merecem destaque. O diretor de fiscalização do Banco Central, Ailton De Aquino Santos, concederá entrevista coletiva sobre o Relatório de Estabilidade Financeira (REF), em Brasília. O chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal, auditor-fiscal Claudemir Malaquias, e o coordenador de Previsão e Análise da Receita Federal, auditor-fiscal Marcelo Gomide, comentam o resultado da arrecadação federal de outubro de 2024. A Comissão de Infraestrutura discutirá a modernização e a sustentabilidade da mineração no Brasil.
Crescimento de empregos na área de tecnologia no Brasil
O Brasil registrou um aumento de 95% no número de empregos em profissões relacionadas à tecnologia entre 2012 e 2022, de acordo com um estudo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Engenheiros de sistemas operacionais em computação tiveram o maior aumento, com 741,2% nos vínculos empregatícios no período. Outras funções também tiveram crescimento expressivo, como tecnólogo em gestão de TI (450,7%), pesquisador em ciências da computação e informática (579,3%), engenheiro de aplicativos em computação (258%) e técnico de planejamento e programação da manutenção (191,2%).
Júlio Rossato