Brasil chega a 100 clubes-empresa com modelo SAFs
Três anos após a instituição da Lei das Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs), o Brasil se encaminha para chegar a 100 clubes-empresa que adotaram o modelo. O resultado supera até mesmo a expectativa de um dos grandes responsáveis pela formulação do projeto no Brasil, o advogado Rodrigo Monteiro de Castro.
Uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Desenvolvimento da Sociedade Anônima do Futebol (Ibesaf) aponta que já são 95 SAFs no Brasil, sendo 40 delas na região Sudeste, 21 no Sul, 13 no Centro-Oeste, 17 no Nordeste e 4 no Norte.
Além das 95 SAFs encontradas pela pesquisa, Castro calcula mais em torno de 10 projetos em curso.
Resistência ao modelo SAFs
A ideia de uma legislação específica para clubes-empresa encontrou muita resistência no Congresso. A Lei Pelé e Lei Zico não evoluíram como esperado e a SAF foi vista como um meio de criar um ambiente mais regulatório e previsível. Agora, o Congresso estuda uma alteração na Lei da SAF, de autoria do presidente do senado, Rodrigo Pacheco, para aprimorar aspectos de governança e consolidar regras que estabeleçam mais definitivamente a separação do clube social e da SAF formada.
Fonte: InfoMoney
Júlio Rossato