Brasileiro morre em combate na guerra da Ucrânia
Um jovem brasileiro de 19 anos, Tiago Nunes, conhecido como 'Índio', morreu atuando como voluntário nas tropas da Ucrânia na guerra contra a Rússia. Ele estava na Ucrânia há menos de um mês e as circunstâncias da morte ainda não foram esclarecidas.
Dezenas de veículos se reuniram em uma carreata em homenagem a Tiago na cidade de Rurópolis, que fica no sudoeste paraense e tem cerca de 53 mil habitantes. Desde o início da guerra na Ucrânia, pelo menos três brasileiros mortos no conflito foram relatados pelas autoridades.
Intensificação do conflito na Ucrânia
Recentemente, o conflito entre a Ucrânia e a Rússia se intensificou. Os Estados Unidos autorizaram a Ucrânia a usar mísseis de longo alcance de produção americana e minas terrestres na guerra. Em resposta, a Rússia ordenou a produção em série do novo míssil hipersônico russo, apelidado de Oreshnik, que foi usado pela primeira vez na guerra no dia 21 de novembro e surpreendeu pela capacidade de carregar mais de uma ogiva e atingir múltiplos alvos.
Repatriação dos corpos de soldados mortos
Nesta sexta-feira, as autoridades ucranianas anunciaram que a Rússia entregou os corpos de 502 soldados mortos na guerra entre os países, sem revelar se foi uma troca. É a segunda repatriação deste tipo este mês. No início de novembro, Kiev recuperou os corpos de 563 soldados.
Júlio Rossato