Mulheres lideram intenção de empreender no Brasil
Quase 48 milhões de pessoas têm intenção de empreender nos próximos dois anos no Brasil. E mais da metade (54,6%) dessas pessoas são mulheres. Os dados são do Monitor Global de Empreendedorismo (GEM) de 2023 e ilustram a vontade das mulheres de trilhar caminhos próprios de carreira. As motivações para isso são inúmeras: de ganhar a vida e construir riqueza até continuar uma tradição familiar, deixar um legado ou fazer a diferença no mundo.
Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino
Para promover e apoiar a presença de mulheres no empreendedorismo, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou, há 10 anos, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado no último dia 19.
Empreendedoras de destaque
Para homenagear o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, o podcast Do Zero ao Topo, do InfoMoney, apresenta 10 empreendedoras que compartilham as histórias de suas empresas. Entre elas, está Cleusa Maria da Silva, fundadora da rede Sodiê Doces, que começou a trabalhar como boia-fria aos 9 anos e hoje possui quase 400 lojas e um faturamento acima dos 700 milhões de reais.
Outra história é a da empresa Lofty Style, fundada por Camila Ortiz e Wander Cordeiro, que passou por uma grande reformulação e se transformou em uma rede com mais de 40 unidades. Já a Simple Organic, fundada por Patricia Lima, se destacou no mercado de cosméticos “limpos” e recebeu 16 propostas de venda da marca em pouco mais de três anos de vida.
Além dessas, o podcast também conta a história de Carolina Cavenaghi, cofundadora e CEO da Fin4She, empresa que promove a presença de mulheres no mercado financeiro, e de Ana Cabral-Gardner, co-CEO da Sigma Lithium, que busca posicionar o Brasil na cadeia produtiva de veículos elétricos no mundo.
As empreendedoras Claudia Consalter, Mari Saad e Mariane Morelli também são destaque no podcast Do Zero ao Topo. Elas compartilham suas histórias de sucesso e inspiram outras mulheres a trilharem seus próprios caminhos no empreendedorismo.
Júlio Rossato