BYD anuncia produção de veículos no Brasil em 2025
A BYD anunciou que os seus primeiros veículos devem começar a ser produzidos no Brasil no próximo Carnaval, em março de 2025, no método SKD. Uma segunda etapa, de fabricação completa fica para agosto do mesmo ano.
Stella Li, presidente da BYD para Europa e Américas, garantiu o prazo em visita às obras da fábrica nesta segunda-feira (2) em Camaçari, na Bahia. “Enquanto os brasileiros estiverem comemorando o Carnaval, estaremos montando os primeiros veículos”, disse.
As obras mais avançadas da fábrica em construção em Camaçari, na Bahia, são as do galpão para a finalização de veículos com peças parcialmente montadas, método chamado de SKD.
Expectativas
Anteriormente, a expectativa era de que a produção pudesse começar já ao fim de 2024.
A segunda fase de produção, quando será finalizada a estrutura para a produção completa dos carros, tem previsão para terminar no decorrer de 2025.
A fábrica em Camaçari, onde antes ficava a linha de montagem da Ford, é a primeira da BYD nas Américas.
Expansão
A empresa antecipou que deve expandir sua fábrica em um terceiro momento com o intuito de verticalizar mais a produção, com a produção de peças no Brasil.
Investigação
O anúncio ocorreu em uma visita guiada de jornalistas à fábrica poucos dias após o Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurar um inquérito para investigar as condições de trabalho de operários da obra.
O repórter viajou para Camaçari (BA) a convite da BYD.
Júlio Rossato