Cemsa Apucarana investiga abandono de animais
O Centro Municipal de Saúde Animal (Cemsa) de Apucarana (PR) investiga o abandono de animais na Estrada Sebastião Piassa, que leva para o município de Rio Bom. Apenas nesta semana, três ninhadas de filhotes de cachorro foram deixadas na região do bairro São Domingos e precisaram ser resgatadas.
As ninhadas foram resgatadas durante três dias seguidos (2, 3 e 4 de dezembro). Na segunda e terça-feira, os resgates foram realizados pelo Cemsa. Já na quarta-feira, um morador que passou pela estrada se deparou com sete filhotes em uma caixa de papelão e os tirou do local. “Está na casa dessa pessoa como lar temporário, mas estão disponíveis para adoção”, diz o diretor.
Abandono de animais é crime
“Em um dos casos existia denúncias contra os tutores dos animais e o Cemsa está monitorando a situação”, informa Luan Rafael da Silva Santos, diretor do Centro Municipal. O médico-veterinário disse ainda que a placa de um veículo foi repassada para a instituição. O abandono de animais é crime desde 1998, com pena de dois a cinco anos, multa e proibição da nova guarda, quando se tratar de cão e gato.
População deve ter mais consciência
O abandono de animais na região vem se tornando frequente e gera revolta nos moradores. Camila Lavaria vive no bairro São Domingos e, atualmente, cuida de 30 animais em sua residência. A agricultora conta que cinco filhotes de cachorro foram deixados em um cafezal no mês passado e seguem no local por serem extremamente ariscos.
“Estou dando comida e coloquei uma casinha lá, porque eles são ariscos e não deixam a gente nem chegar perto”, diz. A cuidadora explica que não consegue levar mais animais para sua casa, porém tenta ajudar da forma que pode. “A gente faz de tudo para ajudar eles [animais], mas aí vem uns seres humanos desses, sem coração, e abandona eles assim. Eu fico com o coração apertado”, desabafa.
Em entrevista ao TNOnline, Camila frisa que a população precisa de mais consciência. Em um apelo desesperado, a cuidadora pede que as pessoas parem de abandonar os animais na região. “Direto estão soltando por aqui e não só filhotes, cachorro grande também. Às vezes até doente. Está muito difícil, sabe”. O Cemsa orienta que aqueles que precisarem doar animais, procurem nas redes sociais páginas voltadas para adoção. “A pessoa mesmo vai publicar e encontrar uma família que tem interesse na adoção”, destaca Luan.
Política de bem-estar animal
O diretor do Cemsa Apucarana reforça que o município dispõe de uma política de bem-estar animal para propiciar a castração gratuita para famílias de baixa renda. A iniciativa existe há seis anos. “Basta ir até o CRAS mais perto da sua casa e fornecer seus dados. Eles vão conceder o benefício da castração do seu animal de estimação”, explica o médico-veterinário. O procedimento cirúrgico tem custo zero para o tutor, que, eventualmente, precisará arcar apenas com os custos de um ‘dipirona’.
Campanha Dezembro Verde
Além disso, a situação de abandono na Estrada Sebastião Piassa vem à tona durante o último mês do ano, quando é realizada a campanha “Dezembro Verde”, que visa conscientizar a população sobre o abandono e maus-tratos contra os animais. Em Apucarana, a companha conta com apoio do Cemsa, Prefeitura Municipal, Soprap e projeto + Vida Animal.
As informações são do TNOnline.
Fale conosco
Dúvidas ou sugestões: (44) 98414-0470
Telefone: (44) 3220-4032
Comercial: (44) 3220-4003
E-mail: contato@gmconline.com.br
Política de Privacidade
Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.
Júlio Rossato