Com certeza você já sentiu uma intensa sensação de sono depois do almoço. Embora esse fenômeno seja natural, ele pode ser um sinal de que sua alimentação ou a sua rotina de sono não andam tão bem quanto deveriam.
O que é letargia pós-prandial?
A preguiça que sentimos após grandes refeições tem até nome técnico: letargia pós-prandial. Ela ocorre como parte da mudança de fluxo sanguíneo que ocorre no organismo assim que se inicia um processo digestivo. O estômago e o intestino passam a exigir mais sangue enquanto o cérebro perde parte desse combustível para que o corpo priorize a absorção de nutrientes.
Como evitar a sonolência após o almoço?
A sonolência após o almoço está ligada aos hábitos alimentares e níveis de descanso de cada um. Por isso, quando ela é incontrolável, é preciso revisar a rotina e identificar os possíveis gatilhos que estão levando a um cansaço tão extremo.
O fundamental é dormir bem durante a noite. Refeições leves evitando gorduras, frituras e excesso de proteína animal também contribuem para manter o corpo mais ativo.
O almoço é o momento em que costumamos consumir os níveis mais altos de alimentos ricos em triptofano, como leite, carnes, peixes, queijos, cereais e castanhas. Os alimentos estimulam a produção de serotonina, um neurotransmissor associado ao relaxamento e que, por isso, causa sonolência.
O tamanho das refeições desempenha um papel crucial no cansaço, por isso costumamos senti-lo mais intensamente após o almoço. Para evitar a fadiga, o ideal é fazer refeições balanceadas e em porções moderadas, combinando proteínas, gorduras saudáveis e saladas.
Diante da sensação de cansaço pós-almoço, o corpo aumenta a vontade de comer doces como uma tentativa de recuperar, através dos picos de energia causados por estes alimentos, a energia para lidar com a rotina. Ceder a essa tentação, porém, pode ser prejudicial.
O consumo de bebidas alcoólicas durante as refeições também pode agravar o quadro de cansaço. Se sentir necessidade de acompanhar a refeição com uma bebida, prefira sucos naturais, água ou chás. O álcool é um depressor do sistema nervoso central, o que significa que ele desacelera as funções do corpo, incluindo a atividade cerebral.
Outras dicas para evitar a sonolência após o almoço
- Mastigue lentamente os alimentos para evitar a sobrecarga corporal
- Reduza o tamanho das porções e faça refeições balanceadas
- Opte por frutas em vez de doces para evitar picos de glicose no sangue
- Tome um tempo mais prolongado para fazer a refeição
- Faça uma caminhada leve após o almoço para estimular a digestão
- Beba água ao longo do dia para otimizar o metabolismo e melhorar a circulação sanguínea
Seguindo essas dicas, é possível evitar a sonolência após o almoço e manter o corpo mais ativo durante o dia.
Fonte: Metrópoles
Júlio Rossato