A história da logo da Nike que custou US$ 35
Algumas marcas são tão consagradas no imaginário do público que basta um elemento simples para identificá-las. Entre esses detalhes estão o famoso azul da joalheria Tiffany & Co., as três listras da Adidas e o símbolo em formato de check da concorrente Nike. O ícone, batizado de Swoosh, é um dos mais famosos do mundo, mas você sabia que — pelo menos a princípio — a designer responsável recebeu apenas US$ 35 por criá-lo?
Tudo começa no início dos anos 1960, quando Phil Knight e Bill Bowerman apresentaram a marca Blue Ribbon Sports, durante uma reunião de negócios no Japão. A empresa foi oficializada, de fato, nos Estados Unidos, em Oregon, no ano de 1964. A Nike só ganhou o nome utilizado atualmente em 1971, quando Knight resolveu fazer um rebranding na marca, e Jeff Johnson, o primeiro funcionário, sugeriu o nome da deusa da vitória segundo a mitologia grega.
Para a nova logo, em 1971, o empresário contratou Carolyn Davidson, que na época estudava design na Universidade Estadual de Portland. O símbolo, na visão de Knight, deveria representar a ideia de movimento, e que também fosse fácil inseri-lo nos tênis e demais produtos da label. A jovem designer, então, apresentou o que ela chamou de The Stripe, ou A Listra. O desenho não agradou ao chefe de primeira, mas como ele precisava de uma logo com urgência, decidiu dar um voto de confiança.
Carolyn desenvolveu cinco sugestões ao longo de quase 18 horas, e rascunhou como os símbolos ficariam nos calçados. Alguns desses rascunhos, inclusive, ainda existem. A opção escolhida, hoje conhecida como Swoosh, foi enviada para a produção assim que aprovada, pois a empresa já estava operando. Segundo a marca, a designer cobrou só US$ 35 pela criação, e a colaboração dela para a empresa não parou por ali.
Clique aquie leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
Júlio Rossato