Mulher que filmou e publicou vídeo de passageira da Gol pode ser processada
A mulher que filmou e publicou um vídeo viral de uma passageira da Gol que se recusava a ceder o assento para uma criança pode ser processada. Eluciana Cardoso, que gravou o vídeo, pode responder por difamação e injúria. A advogada da passageira que não cedeu o lugar informou que a cliente pretende processar os responsáveis pela publicação do vídeo. Difamação e injúria são crimes contra a honra previstos no Código Penal brasileiro, com penas que variam de um mês a um ano de prisão e pagamento de multa.
Riscos da falta de educação digital
O evento evidencia os riscos da falta de educação digital por parte das pessoas. Expor qualquer pessoa na internet pode ter implicações legais com consequências importantes que muitos desconhecem. Para evitar que você caia em uma enrascada como essa, o InfoMoney foi ouvir especialistas.
O que pode acontecer?
De acordo com a coordenadora do Centro de Estudos de Marketing Digital (Cemd) da Faculdade Getulio Vargas (FGV), Lilian Carvalho, as redes sociais são plataformas poderosas que amplificam vozes, mas também podem ampliar consequências negativas à exposição. A privacidade é um direito fundamental, e a violação disso pode resultar em processos judiciais e danos à reputação. Essa é uma questão delicada e repleta de nuances não só legais como éticas.
Como lidar com as redes sociais de forma responsável?
Para a educadora parental certificada pela Positive Discipline Association (PDA), Priscilla Montes, as consequências emocionais, para além do legal, são enormes, com um prejuízo real para saúde das pessoas. É preciso parar e olhar para as redes com consciência, para que o digital não substitua as relações e os cuidados que temos de ter ao julgar e colocar nossas opiniões. Muitas vezes as pessoas se escondem atrás das redes sociais, usando-as como arma de constrangimento sem medir seus efeitos.
Júlio Rossato