Prefeitura de Maringá recebe Selo Diamante em transparência pública pelo segundo ano consecutivo
Com gestão ética e transparente, a Prefeitura de Maringá recebeu oficialmente nesta segunda-feira, 9, o Selo Diamante em transparência pública. O reconhecimento faz parte do Programa Nacional de Transparência Pública, realizado pelos Tribunais de Contas e pela Associação dos Membros de Tribunais de Contas (Atricon), e reforça o compromisso da gestão municipal com a eficiência e controle social.
Na edição de 2024 do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), Maringá atingiu nota de 98,41% em transparência, a maior da história da cidade. Maringá ficou à frente da capital Curitiba, que obteve Selo Prata, e também superou outros órgãos avaliados, como o Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), que obteve Selo Ouro. Dos 88 itens de avaliação que compõem o levantamento, a Prefeitura de Maringá atendeu 86.
Lançamento do robô Apolo
Durante a cerimônia, o município também realizou a aprovação dos primeiros planos de integridade e o lançamento do robô Apolo, ferramenta que realizará análise automática dos editais de licitação. A ferramenta Apolo (Assistente de Processamento e Organização de Licitações Otimizado) foi criada por auditores da Secretaria de Compliance e Controle para análise automatizada de editais de licitação. Após análise, caso seja verificada alguma fragilidade, o sistema emitirá alerta para os auditores, o que poderá evitar riscos na contratação e antecipar ajustes para reduzir cancelamentos ou suspensões dos pregões. Maringá é uma das únicas cidades a desenvolver uma ferramenta para análise automática de editais.
Planos de integridade
Para reforçar a integridade e transparência dos processos públicos, o prefeito Ulisses Maia também realizou nesta segunda-feira, 9, Dia Internacional Contra a Corrupção, a aprovação dos primeiros planos de integridade do município. Os planos sistematizam ações de governança, gestão de riscos, controles internos, gestão de pessoas e demais medidas voltadas para integridade. Os documentos reúnem diretrizes que devem ser adotadas pelas secretarias municipais para aperfeiçoamento de todos os atos públicos.
Os primeiros certificados de aprovação dos planos de integridade foram entregues para as secretarias de Compliance e Controle; Aceleração Econômica e Turismo; Fazenda; Gestão de Pessoas; Segurança Pública; e Pessoa com Deficiência, além da Maringá Previdência; Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá; e Agência Maringaense de Regulação.
Júlio Rossato