A prefeitura de Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, está sendo criticada por internautas e políticos por usar Papais Noéis vestidos com roupas douradas com detalhes verdes, ao invés do tradicional vermelho. A oposição acusa a gestão municipal de mudar os trajes do bom velhinho por convicções políticas e querem explicações do prefeito, Fabrício Oliveira, que é do PL do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em uma licitação publicada em novembro, a prefeitura de Balneário Camboriú solicitou 11 Papais Noéis feitos de fibra de vidro. Destes, nove deveriam ser dourados com detalhes brancos ou bordô e outros dois teriam a pintura colorida com a preferência de verde ou bordô. Somados, as peças custaram R$ 89,5 mil ao erário da cidade. A empresa vencedora do pregão foi a Luz & Forma Comércio e Decorações, sediada em Joinville, também em Santa Catarina.
Explicações do prefeito
O prefeito de Balneário Camboriú negou que os Papais Noéis dourados com detalhes verdes tenham sido confeccionados por motivos políticos. "Não foi uma escolha nossa de descaracterizar, até porque não descaracteriza o Natal. Eu tenho certeza que não houve motivação política alguma", afirmou.
Em nota oficial, a prefeitura de Balneário Camboriú afirmou que as cores dourada, verde e branca foram escolhidas para simbolizar "prosperidade e exclusividade". A decoração natalina deste ano busca simbolizar prosperidade e exclusividade, valores que o município deseja transmitir por meio dos elementos que adornam seus principais pontos turísticos.
Reações
Internautas criticaram a nova roupagem dos Papais Noéis de Balneário Camboriú, apelidando os bonecos de "Papai Noel patriota". A oposição ao prefeito Fabrício Oliveira vai apresentar um requerimento de informações onde questionará o mandatário sobre os motivos da mudança das cores do bom velhinho. O bloco também quer que Fabrício explique os efeitos dos novos trajes para a promoção do turismo local.
Na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALSC), o bloco de esquerda formado por PT, PSOL e PDT deve discutir o tema em uma reunião marcada para esta terça-feira, 10. O deputado federal Marquito José (PSOL), que pretende levar o "Papai Noel patriota" para o encontro, disse que é necessário encontrar uma forma de explicar aos catarinenses que a modificação dos trajes é uma "cortina de fumaça" criada pela direita.
Júlio Rossato