Hamilton Mourão reconhece tentativa de ruptura institucional após eleições de 2022
O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), que atuou como vice-presidente do governo de Jair Bolsonaro (PL), afirmou que setores das Forças Armadas se mobilizaram em uma tentativa de ruptura institucional após as eleições de 2022. Entretanto, Mourão afirmou que o movimento foi isolado e sem possibilidades concretas de ser colocado em prática, sendo apenas uma 'conspiração bem tabajara', conforme afirmou em entrevista ao jornal O Globo.
Mourão também comentou sobre seu período como vice-presidente, função que, segundo ele, não possuía 'papel nenhum'. Em relação às eleições de 2022, o senador afirmou que Bolsonaro perdeu a reeleição 'mais por idiossincrasias' do que por mérito do concorrente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para o próximo pleito, Mourão projeta que um candidato de oposição pode vencer o petista na hipótese de 'junção de forças' à direita.
De acordo com a Polícia Federal (PF), o general e ex-ministro Walter Braga Netto foi uma figura central na organização criminosa que supostamente tentou reverter o resultado da eleição presidencial de 2022.
(Com Estadão Conteúdo)
Júlio Rossato