B3 busca fortalecer atuação no mercado de capitais
A B3 (B3SA3) quer fortalecer sua atuação no mercado de capitais enquanto amplia suas atividades em áreas complementares, segundo expectativa da empresa revelada no B3 Day, na quarta-feira (18), evento conduzido pelo CEO Gilson Finkelsztain.
Conforme relatório da XP Investimentos, o fortalecimento do negócio principal foi destacado como uma prioridade. A B3 trabalha para consolidar sua posição como principal plataforma de infraestrutura para os mercados de capitais no Brasil.
Diversificação de fontes de receita
Os recentes investimentos em tecnologia e dados têm garantido estabilidade em suas receitas, mesmo com a redução na participação do mercado à vista. Essa diversificação, que está em linha com o núcleo do negócio, permite à empresa ampliar suas fontes de receita sem comprometer a solidez de suas operações.
Apesar da retração em receitas oriundas do mercado à vista, a corretora observa que o crescimento em segmentos como tecnologia, dados e serviços tem compensado a queda. Esses setores registraram um crescimento anual composto (CAGR) de 23% nos últimos cinco anos.
Novos mercados explorados
Entre os novos mercados explorados pela B3, a XP destaca produtos ligados à economia cripto, mercados de crédito privado, duplicatas, soluções para investidores internacionais e serviços de análise de dados.
Posição dominante no mercado OTC
No campo competitivo, a B3 mantém uma posição dominante, especialmente no mercado OTC (de balcão), um ambiente paralelo de negociação de ativos no mercado, onde detém 95% de participação.
Nova segmentação de receitas
A B3 também apresentou um novo formato para segmentar suas receitas. O CFO André Milanez explicou que a mudança permitirá maior clareza para investidores ao diferenciar receitas cíclicas de recorrentes.
Foco no negócio principal
A B3 também reforçou seu compromisso com o fortalecimento de seu negócio principal como plataforma de suporte ao mercado de capitais. A empresa destacou que, apesar da diversificação de suas operações nos últimos anos, mantém como foco o crescimento e a resistência de seu core business.
Ampliação da atuação além do mercado B2B
A B3 afirmou que está direcionando esforços para se aproximar do investidor pessoa física, ampliando sua atuação além do foco tradicional no mercado B2B.
Segmentação de clientes
Os investidores foram segmentados em grupos distintos. Para os chamados clientes digitais, que geralmente investem valores menores, a B3 pretende fortalecer a oferta de soluções voltadas ao Tesouro Direto.
Já para os clientes sofisticados, que incluem investidores de alta renda com portfólios diversificados, a empresa planeja expandir a Área do Investidor.
Traders
A B3 também busca atender aos traders, um grupo em crescimento, embora de menor volume de transações. A estratégia inclui a ampliação do portfólio de produtos, com planos de adicionar contratos futuros de outras criptomoedas, além de bitcoin, e de commodities como ouro.
Atração de investidores pessoa física fora do Brasil
Por fim, a B3 anunciou que está desenvolvendo uma estratégia para atrair investidores pessoa física fora do Brasil, com iniciativas que buscam facilitar o processo de adesão e acesso desses novos participantes ao mercado brasileiro.
Júlio Rossato