Agenda de indicadores econômicos para a última semana de 2024 no Brasil
Com a aproximação das festas de fim de ano, a expectativa é que a agenda de indicadores ficasse esvaziada. Porém, na última sexta-feira do ano (27), os dados de mercado de trabalho e de inflação no Brasil ainda atrairão atenções.
No início da semana, a Fundação Getúlio Vargas faz divulgações sobre o setor de construção, com o INCC de dezembro e a sondagem da construção. No mesmo dia, investidores ainda acompanham a publicação do relatório Focus, em especial após a volatilidade das últimas semanas em câmbio e juros. Nos EUA, o Federal Reserve (Fed) divulga o Índice de Atividade Nacional (CFNAI).
Na terça-feira (24) e quarta-feira (25), as negociações na Bolsa estarão suspensas, com retomada apenas na quinta-feira. O ponto alto do dia, logo após o Natal, será a apresentação do Relatório Mensal da Dívida Pública, do Tesouro, ainda sem horário certo para acontecer. No último dado divulgado, de outubro, a dívida pública federal subiu 1,8% para 7,073 trilhões de reais.
Na sexta-feira (27), a agenda brasileira ficará bastante movimentada, pela última vez em 2024. O dia começa com sondagem de serviços e do comércio e apresentação do IGP-M, pela FGV. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) traz o IPCA-15, com expectativa de crescimento de 0,45% na comparação mensal.
Para informar sobre o mercado de trabalho, o IBGE apresenta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) e serão públicos os dados da pesquisa do Caged, sobre geração de emprego formal. A ANEEL definirá a bandeira tarifária de energia elétrica e o Tesouro deve apresentar o resultado primário do Governo Central.
Calendário completo:
- Segunda-feira (23): divulgação do INCC de dezembro e da sondagem da construção pela Fundação Getúlio Vargas. Publicação do relatório Focus.
- Terça-feira (24): feriado - bolsa de valores fechada.
- Quarta-feira (25): feriado - bolsa de valores fechada.
- Quinta-feira (26): negociações na bolsa voltam ao normal. Divulgação do Relatório Mensal da Dívida Pública pelo Tesouro.
- Sexta-feira (27): divulgação da sondagem de serviços e do comércio, apresentação do IGP-M pela FGV, divulgação do IPCA-15 pelo IBGE, apresentação da PNAD Contínua pelo IBGE, divulgação dos dados da pesquisa do Caged, definição da bandeira tarifária de energia elétrica pela ANEEL e apresentação do resultado primário do Governo Central pelo Tesouro.
Júlio Rossato