Falha técnica gera alerta falso de segurança no Tesouro Direto
Parte dos investidores na plataforma Tesouro Direto tomaram um susto na quinta-feira (26), quando receberam um aviso com o título “Redefina sua senha” e o alerta de “uma “tentativa atípica de redefinição de senha no site”. Também era informado que, “por questões de segurança”, a conta havia sido “bloqueada e protegida”.
O aviso continuava com a recomendação que, para o investidor voltar a acessar a conta, teria que cadastrar uma nova senha, orientando buscar a área específica “Esqueci minha senha”, acessada após a inclusão do número do CPF. Também havia a orientação de procurar os canais oficiais do Tesouro Direto para maiores informações.
No entanto, ainda na noite ontem, o mesmo canal enviou uma errata e pediu que fosse desconsiderada a mensagem inicial. “Se você receberam um e-mail com o assunto “Tesouro Direto – Redefina sua Senha” no dia 26 de dezemrbo de 2024, pedimos que o desconsiderem. A mensagem foi enviada incorretamente”, dizia o texto.
“Reiteramos que sua conta está segura, não há motivos para preocupação e nenhuma ação é necessária”, concluiu o comunicado.
A pedido do InfoMoney, a B3 esclareceu que, devido a uma falha técnica, parte dos investidores recebeu um e-mail indevido ontem.
Veja o comunicado da B3:
“A B3 informa que, no dia 26 de dezembro de 2024, devido a uma falha técnica, parte dos investidores ‘recebeu indevidamente um e-mail solicitando a redefinição de senha no site do Tesouro Direto.
Pedimos a todos os destinatários que desconsiderem essa mensagem e reiteramos que todas as contas e informações pessoais dos usuários do Tesouro Direto estão seguras.
O Tesouro Nacional e a B3 lamentam qualquer inconveniente causado e reforçam seu compromisso com a segurança e a confiança de seus clientes.”
Equipe InfoMoney
Júlio Rossato