Brasil pressionado por condições geopolíticas e econômicas externas
O Brasil enfrenta significativa pressão financeira herdada dos últimos meses de 2024, além de condições geopolíticas e econômicas externas mais desafiadoras em 2025. O diagnóstico está no relatório “Top Risks 2025”, da Eurasia.
Principais riscos geopolíticos em 2025 que afetam o Brasil
Entre os principais riscos geopolíticos em 2025 que mais afetam o Brasil estão aqueles que levam a um cenário global desfavorável para as economias de mercados emergentes, segundo a consultoria. O relatório aponta que se o cenário econômico global se deteriorar, aumenta o risco de que o Brasil entre em uma nova recessão, o que abalaria a política às vésperas de uma eleição acirrada em 2026.
Impacto das políticas de Donald Trump
A consultoria destaca que a maior parte dos riscos econômicos que podem afetar o Brasil neste ano estão relacionados à agenda que Donald Trump deve implementar em sua segunda gestão, apelidada no texto de “Trumponomics”. A análise é de que, se as políticas de Trump sobre imigração, comércio e gestão fiscal contribuírem para uma inflação mais alta e um dólar mais forte, os problemas econômicos do Brasil vão se aprofundar.
Impacto da guerra comercial EUA-China
Outro risco citado que pode tornar o ano ainda mais difícil para o Brasil é o de um menor crescimento global causado por guerras comerciais revanchistas, em especial entre EUA e China. Segundo a Eurasia, isso pesaria sobre os preços das commodities, que representam a maior parte das exportações do Brasil; o barril abaixo de US$ 60 reduziria as receitas advindas da produção de petróleo.
Brasil deve lidar com o cenário econômico de forma crucial
Segundo a Eurasia, a forma como o governo Lula vai lidar com esse cenário econômico será crucial. O Instituto Fiscal Independente estima que, para estabilizar a dívida, sejam precisos superávits primários de 2,4% do PIB. Mas um ajuste dessa magnitude exigiria cortes de gastos impensáveis para Lula. Ainda assim, a consultoria acredita que uma crise econômica generalizada é improvável.
Oportunidades em meio à incerteza geopolítica global
Mesmo a incerteza geopolítica global também abre oportunidades para o Brasil, diz a consultoria. Entre as oportunidades citadas estão a intensificação da busca por segurança alimentar e energética e a possibilidade do país se integrar a novas cadeias de produção ou expandir para mercados consumidores emergentes.
Júlio Rossato