Resultados mistos para o varejo brasileiro
A temporada natalina de 2024 apresentou um cenário misto para o varejo, com uma Black Friday forte, mas vendas consideradas suaves no período natalino, conforme relatório do JP Morgan.
O estudo revela discrepâncias entre os dados setoriais e o feedback qualitativo das empresas, apontando para um crescimento modesto nas vendas durante o Natal, com resultados na faixa dos dígitos médios a altos.
Empresas destacadas
Analistas do JP Morgan dizem que as empresas estão apresentando uma recuperação mais forte nos últimos dois meses do quarto trimestre do ano passado, período que inclui as campanhas de Natal e Black Friday. Dentre as empresas destacadas, Natura&Co (NTCO3), Lojas Renner (LREN3) e Azzas 2154 (AZZA3) estão alinhadas com expectativas positivas. Já em relação ao Magazine Luiza (MGLU3), a tendência não é tão otimista.
Sector de alimentos e bebidas liderou os ganhos
O JPMorgan aponta que, enquanto a Cielo registra um crescimento modesto de 3,4% no volume total de vendas entre os dias 19 e 25 de dezembro, o setor de alimentos e bebidas liderou os ganhos com alta de 6% no período. Empresas como Assaí (ASAI3) e Carrefour Brasil (CRFB3) estão experimentando uma aceleração no SSS em relação ao terceiro trimestre de 2024 (3T24), impulsionada pela inflação crescente nos preços dos alimentos.
Vendas digitais durante a Black Friday batem recorde
O JP Morgan lembra que as vendas digitais durante a Black Friday de 2024 bateram recorde, com o e-commerce brasileiro gerando R$ 4,27 bilhões em vendas on-line apenas na sexta-feira, 29 de novembro.
Entre os dias 1º e 25 de dezembro, as compras on-line movimentaram R$ 26 bilhões no país, representando um crescimento nominal de 20,6% em relação ao mesmo período de 2023.
Júlio Rossato