Menu
Notícias

Governo pede explicações à Meta sobre proteção aos usuários

Advogado-geral da União afirma que o governo interpelará a Meta para esclarecimentos sobre como a empresa protegerá os usuários após a decisão de encerrar a checagem de fatos nos Estados Unidos.

Governo pede explicações à Meta sobre proteção aos usuários

Governo pede explicações à Meta sobre proteção aos usuários

O advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, afirmou que o governo interpelará nesta sexta-feira (10) a Meta pedindo explicações sobre como a companhia vai proteger usuários, após a decisão da dona do Facebook, do Instagram e do Whatsapp de encerrar a checagem de fatos em suas plataformas nos Estados Unidos.

Segundo ele, o governo não permitirá que as redes sociais transformem o ambiente em uma “carnificina ou uma barbárie digital”.

Impostos e regulamentação

O ministro deu as declarações no Palácio do Planalto depois de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros integrantes do governo para discutir a decisão da empresa americana e o quadro geral das redes sociais no Brasil.

Messias disse que as políticas da Meta não são transparentes e as comparou a uma “biruta de aeroporto” – no sentido de mudarem de acordo com os ventos políticos, neste caso, para agradar ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

Segundo ele, é possível que medidas jurídicas sejam tomadas contra a gigante da tecnologia, mas isso só será discutido depois que a empresa responder às perguntas do governo. Ele mencionou que o governo se preocupa com a proteção, por exemplo, de crianças e adolescentes que usam as redes sociais.

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), também estava na reunião e participou da entrevista a jornalistas. Disse que o controle das redes digitais foi debatido e que a regulamentação do setor fará parte da agenda do governo. Ele afirmou que o Executivo discutirá propostas sobre o tema em um grupo de trabalho para entregar ao Legislativo quando acabar o recesso, em fevereiro.

Preocupações com a decisão da Meta

“O presidente foi claro na reunião que não abrirá mão da soberania do Brasil. Toda e qualquer empresa nacional ou multinacional, grupo de comunicação nacional ou internacional terá que respeitar o arcabouço legal brasileiro e terá que respeitar a justiça brasileira”, disse Rui Costa.

O ministro da Casa Civil mencionou como exemplo de dano causado por redes sem regulação o vídeo falso que circulou na quinta-feira (9) do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), supostamente dizendo que aumentaria impostos. Costa afirmou que esse tipo de caso causa danos à economia.

Rui Costa disse que governo vê a decisão da Meta com preocupação e quer saber se a empresa acabará com a checagem de fatos só nos Estados Unidos ou se fará o mesmo no Brasil.

Depois de essa dúvida ser sanada, o Executivo discutirá se tomará alguma medida sobre o tema, de acordo com o ministro.

Compartilhe:
Publicado em:
Atualizado em:

Relacionados: Notícias

Bolsonaro em Goiás: alianças e disputas locais

Bolsonaro em Goiás: alianças e disputas locais

Ex-presidente Bolsonaro visita Goiânia e se reúne com governador Caiado, gerando movimentações políticas no...Notícias
Ler artigo
Putin critica Otan por 'mito' de ameaça russa

Putin critica Otan por 'mito' de ameaça russa

Presidente da Rússia acusa Otan de manipulação e gastos excessivos com defesa, durante encontro em São Petersburgo.Notícias
Ler artigo
Índices Futuros dos EUA Operam em Baixa com Tensões no Oriente Médio

Índices Futuros dos EUA Operam em Baixa com Tensões no Oriente Médio

Os investidores estão cautelosos com a possibilidade de intervenção militar dos EUA na guerra entre Israel e Irã,...Notícias
Ler artigo
Eleições para Prefeito de Nova York

Eleições para Prefeito de Nova York

Conheça os candidatos e suas propostas para a eleição do novo prefeito de Nova York, em um cenário político...Notícias
Ler artigo
Australian Open Expande Presença na América do Sul

Australian Open Expande Presença na América do Sul

Iniciativa inédita do Australian Open abre cotas comerciais para marcas sul-americanas visando fortalecer laços e...Notícias
Ler artigo
Copom Aumenta Juros e Impacto nos Investimentos

Copom Aumenta Juros e Impacto nos Investimentos

O Copom elevou os juros para 15%, afetando estratégias de investimento. Especialistas analisam cenário e recomendam...Notícias
Ler artigo
Investimentos Internacionais: Diversificação e Oportunidades

Investimentos Internacionais: Diversificação e Oportunidades

Entenda a importância de investir no exterior para diversificar sua carteira e aproveitar oportunidades de mercado.Notícias
Ler artigo
Marcelo Rolim Neves: Nova Carreira no Mercado Financeiro

Marcelo Rolim Neves: Nova Carreira no Mercado Financeiro

Marcelo Rolim Neves, aprovado na prova da ANCORD, ingressa na Saron Investiments através da Jornada de Formação de...Notícias
Ler artigo
Investimentos em Ações: Oportunidades e Desafios

Investimentos em Ações: Oportunidades e Desafios

Especialistas analisam cenário pós aumento da Selic e destacam estratégias para investir em ações no Brasil.Notícias
Ler artigo
Gol Sai da Recuperação Judicial nos EUA com Distorção de Preços

Gol Sai da Recuperação Judicial nos EUA com Distorção de Preços

Investidores surpreendidos com descompasso entre valor real e preço das ações da Gol após sair do Chapter 11.Notícias
Ler artigo
Botafogo Conquista Vitória Histórica sobre PSG nos EUA

Botafogo Conquista Vitória Histórica sobre PSG nos EUA

Botafogo vence PSG por 1 a 0, quebrando jejum sul-americano contra europeus em torneio da Fifa nos EUA.Notícias
Ler artigo
Homenagens a Francisco Cuoco no Meio Artístico

Homenagens a Francisco Cuoco no Meio Artístico

Amigos e colegas prestam homenagens ao ator Francisco Cuoco, que faleceu aos 91 anos. Reações emocionadas nas redes...Notícias
Ler artigo

Sejam muito bem-vindos, novos inscritos!

Empresas Parceiras