Museus em Maringá
Lugares cheia de história, memórias e que eternizam acontecimentos e marcos da sociedade, os museus são capazes de perpetuar detalhes que poderiam ser esquecidos no tempo. Comemorado no dia 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus a data é utilizada para instigar a população a apreciar diferentes museus e entrar em contato com a cultura.
Em Maringá, instituições públicas e privadas se dedicaram à formação desses espaços que contemplam diversos temas e abrigam materiais que ajudam a contar a história da evolução do município.
Museu de História e Arte Hélenton Borba Côrtes
O Museu de História e Arte Hélenton Borba Côrtes foi criado em 1996 com o objetivo de preservar e divulgar a história de Maringá. Está instalado no Teatro Calil Haddad e abriga o último painel feito pelo artista plástico curitibano Poty Lazzarotto, que morreu em 1997.
O Museu se divide em duas partes: no térreo ficam as exposições de arte de artistas locais ou vindos de fora e no 1º andar ficam as exposições históricas, que consistem em mostrar periodicamente parte do acervo do museu, com objetivo de levar a reflexão sobre a história da cidade, o papel dos homens e mulheres pioneiras em um tempo de desafios e desbravamento pioneiro.
Visitação das 8h às 11h30 – 13h30 às 17h
Telefone (44) 3221-2509
Localização: Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500 – Zona 05
Museu Esportivo de Maringá (MEM)
O Museu Esportivo de Maringá tem um acervo de mais de 1500 itens que contam a história do esporte na cidade. O local foi criado pelo jornalista e escritor Antonio Roberto de Paula. A visitação no Museu Esportivo de Maringá está restrita aos sábados, das 9h às 12h. A entrada é gratuita.
O endereço do MEM é na rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415, esquina com a avenida Carlos Borges, Jardim Guaporé – Maringá.
Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi)
O Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem como principal diretriz a integração da universidade com o ensino fundamental e médio, além da comunidade em geral.
O local tem exposições que possibilitam a interatividade e seu acervo combina áreas como história, geografia, biologia, química, matemática e física. Temas como produção de mudas, utilização da arte na ciência e malefícios do tabagismo também fazem parte das instalações e experimentos do museu, que também promove cursos e palestras.
Horário de atendimento: Terça à sexta-feira das 8h às 11h e 14 às 17h.
O endereço é avenida Colombo, 5790, Zona 7, Bloco 033 (UEM) – Maringá.
Museu da Bacia do Paraná
Inaugurado em 1984, o Museu da Bacia do Paraná funciona na primeira casa construída em Maringá, que foi remontada no campus da UEM. O acervo tem cerca de 3.500 itens – fotografias, fragmentos vegetais e animais, equipamentos, documentos e elementos da cultura indígena.
A maioria das peças foi doada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Os itens são da área de abrangência da bacia hidrográfica do Rio Paraná, que dá nome ao museu. O espaço também é fonte e abriga resultados de pesquisas científicas.
O museu retorna o atendimento no dia 22 de janeiro. Horário de atendimento é de segunda a sexta-feira: das 7h40 às 11h40 e das 13h30 às 17h30
O museu fica localizado na avenida Colombo, 5790, Zona 7, Bloco Q02 (UEM) – Maringá.
Museu de Ciências e Tecnologia do Iguaçu (MCTI)
O museu foi inaugurado em 2016 e o acervo do local tem fósseis, amostras de minerais e rochas. Há itens provenientes do Canadá, da Espanha, do México, do Marrocos e do Chile.
Além disso, entre os materiais há algumas raridades, como o meteorito de 1,2 kg que caiu em Iguaraçu em 1977.
A visitação pode ser realizada por agendamento clicando aqui. O endereço é avenida Colombo, 5790, Zona 7, Bloco J-01 (UEM) – Maringá.
Museu da Bacia do Paraná
O museu foi inaugurado em 2011 e idealizado para conservar parte da história de Maringá e de seus pioneiros. O local é dividido em quatro partes que se complementam.
A Casa do Pioneiro tem itens da época dos primeiros moradores e esculturas que representam o trabalhador do campo.
A Tulha da Cafeeira Santo Antônio relembra o ciclo da cafeicultura. O Espaço do Automóvel tem carros utilizados nas décadas de 50, 60 e 70. A parte interativa tem cinema e piso mágico.
O local fica aberto de segunda a sexta-feira das 8h30 às 12h15 e das 14h às 17h30. Aos sábados, o funcionamento é das 8h às 12h.
Até grupos de 9 pessoas podem entrar sem agendamento. Mais de 9 é preciso fazer um agendado pelo telefone 3027 6360- Ramal 1694. A entrada é gratuita.
Fonte:GMC Online
Júlio Rossato