Criptomoeda de Donald Trump valoriza para quase 12 bilhões de dólares
A criptomoeda $TRUMP, recém-criada por Donald Trump, subiu na segunda-feira para quase 12 bilhões de dólares em valor de mercado, atraindo bilhões em volume de negociação, enquanto o bitcoin bateu recorde poucas horas antes do bilionário voltar à Casa Branca.
Lançamento da Criptomoeda
Lançada na sexta-feira, a moeda meme de Trump, também conhecida como $TRUMP, subiu para 58,56 dólares na manhã desta segunda-feira, o que conferiu um valor de mercado de cerca de 11,7 bilhões de dólares, de acordo com a CoinMarketCap, que a classificou como a 18ª maior criptomoeda do mundo. O volume de negociação de 24 horas atingiu 52,5 bilhões de dólares.
Propriedade da Criptomoeda
Do número total de tokens, 80% são de propriedade da CIC Digital, que é uma afiliada da empresa de Trump, The Organização Trump, e outra empresa chamada Fight Fight Fight, diz o site do token.
Criptomoeda de Melania Trump
Melania Trump lançou sua própria criptomoeda no domingo, que estava sendo negociada a cerca de 12,03 dólares, com um valor de mercado de 1,9 bilhão de dólares, de acordo com a CoinMarketCap.
Opiniões da Comunidade de Criptomoedas
Até mesmo os participantes da comunidade de criptomoedas ficaram surpresos com o lançamento da moeda meme de Trump. Embora a moeda represente uma mistura do mundo das finanças descentralizadas (DeFi) com a arena política, ela também “obscurece as linhas entre governança, lucro e influência”, disse Justin D’Anethan, um analista de criptomoedas independente baseado em Hong Kong.
“As figuras públicas, especialmente aquelas com tanta influência política, devem exercer esse tipo de influência nos mercados especulativos? É improvável que os órgãos reguladores ignorem essa questão”, disse ele.
Expectativas de Trump para Criptomoedas
Trump prometeu ser um “presidente das criptomoedas” e espera-se que emita ordens executivas com o objetivo de reduzir os bloqueios regulatórios sobre moedas digitais e promover a adoção generalizada de ativos digitais. O bilionário deve assumir a presidência dos Estados Unidos às 14h (horário de Brasília) desta segunda-feira.
Júlio Rossato