IA será pilar central da transformação corporativa em 2025
Nos próximos anos, a Inteligência Artificial (IA) promete transformar os negócios em uma escala sem precedentes. E 2025 será um ano decisivo, em que a IA não será mais uma tecnologia em experimentação, mas uma realidade integrada em operações e processos empresariais. O grande desafio? Preparar as empresas para essa revolução digital, adotando novas tecnologias de forma eficiente e sustentável.
Agentes de IA e estruturas escaláveis
Para dar o próximo passo com IA, as empresas devem focar em identificar áreas de alto impacto na qual a IA pode gerar valor significativo e priorizar esses esforços de forma estratégica. Em 2025, a Dell Technologies prevê tendências-chave que farão da IA um pilar central da transformação corporativa, segundo aponta Luis Gonçalves, presidente da companhia para a América Latina.
O executivo explica que uma delas diz respeito à ascensão dos agentes de IA, sistemas autônomos que planejam, tomam decisões e agem para alcançar metas predefinidas. Para as empresas, considerar agentes de IA é importante porque representa um novo nível de funcionalidade da tecnologia, capaz de melhorar significativamente a eficiência e a inovação.
Outras tendências observadas para 2025 na adoção da tecnologia envolvem a criação de estruturas escaláveis de IA em vez de projetos isolados. Com isso, as organizações conseguirão fazer uso de ferramentas e infraestruturas modernas, além de automatizar tarefas por meio de IA generativa para aumentar a eficiência e o retorno sobre investimento (ROI). Áreas-chave, como, por exemplo, a otimização da cadeia de suprimentos ou o aprimoramento de P&D, podem oferecer benefícios mensuráveis.
Infraestrutura crítica
A Dell antecipa que a infraestrutura necessária para suportar esses avanços, tanto local quanto na nuvem e na borda, será crítica. Apesar do enorme potencial da IA, as organizações enfrentam desafios significativos para adotar essas inovações de forma eficaz. A transição de um projeto piloto para uma implementação em larga escala exige uma infraestrutura robusta, capaz de lidar com as demandas de dados distribuídos e com o equilíbrio de custos, segurança e latência.
Preparação e capacitação
O segredo para superar esses obstáculos está na preparação. Segundo Gonçalves, as empresas devem adotar uma abordagem holística, com foco na modernização da infraestrutura e no treinamento das equipes. Escalar a IA nas empresas impulsiona diretamente a inovação ao criar estruturas reutilizáveis que atendem a áreas de alto impacto e preparam o terreno para avanços futuros. A segurança será um ponto chave para garantir que os sistemas de IA sejam protegidos contra riscos cibernéticos. Modelos como o Zero Trust serão fundamentais para a transformação digital em 2025.
Parcerias e soluções 360
As organizações estão buscando treinamento e consultoria especializada para implementar efetivamente soluções de IA. A Dell Technologies dará suporte às empresas enquanto elas navegam pelos desafios de integrar IA em suas operações, garantindo que as soluções sejam práticas e escaláveis. Para isso, é essencial dar ferramentas e suporte que ajudem as empresas a fazer a transição da fase de prova de conceito (PoC) para a produção em larga escala. Essa abordagem deve incluir workshops, ferramentas e consultoria especializada para priorizar casos de uso, promover a alfabetização em IA entre as equipes e alinhar projetos de IA com objetivos comerciais mais amplos.
Júlio Rossato