Chile Enfrenta Onda de Incêndios Florestais no Sul do País
O Chile tem lidado com uma série de incêndios florestais desde sexta-feira (21) na região Sul, que já consumiram mais de 4 mil hectares de matas, levando à evacuação de milhares de pessoas. A Corporação Nacional Florestal (Conaf) registrou quase 100 focos de incêndios, sendo 65% nas regiões de Biobío e La Araucanía. As condições de tempo seco e ventos fortes têm dificultado as operações de combate ao fogo.
Em Biobío, o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) emitiu um alerta vermelho em nível regional no domingo.
De acordo com o jornal La Tercera, Traiguén foi a área mais afetada pelos incêndios em termos de infraestrutura, com 8 casas destruídas e danos severos ao Liceo Providência. A escola secundária foi evacuada, e os 25 alunos e funcionários foram transferidos para um abrigo.
Nesta manhã, o presidente Gabriel Boric instruiu seu gabinete a atuar na crise e buscar soluções para ajudar as famílias afetadas. Ele mencionou a implantação de equipes de combate a incêndios durante a noite de domingo, especialmente em áreas críticas como Traiguén, com foco em controlar o incêndio o mais rápido possível.
No ano passado, mais de 100 pessoas morreram devido a incêndios florestais no país.
Júlio Rossato