Lançamento do jogo GTA VI promete ser um marco no entretenimento em 2025
O tão aguardado lançamento do jogo Grand Theft Auto VI (GTA VI) em 2025 promete ser um marco não apenas na indústria dos games, mas também no entretenimento em geral, com previsões de arrecadação de US$ 3,2 bilhões em seu primeiro ano de vendas. As informações são do jornal Financial Times.
O jogo, desenvolvido pela Rockstar Games e publicado pela Take-Two Interactive, está agendado para ser lançado no segundo semestre de 2025 para os consoles PlayStation e Xbox. Em um mercado de videogames que enfrenta um período de estagnação, a expectativa em torno deste título é um dos poucos pontos positivos que podem revitalizar o setor.
Grandes expectativas
Analistas da consultoria DFC Intelligence estimam que GTA VI pode ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão em pré-vendas antes mesmo de seu lançamento. Esse valor representa o dobro do que seu antecessor, GTA V, arrecadou.
Os maiores filmes de 2024 arrecadaram juntos menos de US$ 3 bilhões, enquanto GTA VI pode superar essa quantia apenas em seu primeiro ano. O trailer de GTA VI, lançado em dezembro de 2023, já acumulou mais de 225 milhões de visualizações no YouTube, evidenciando o enorme interesse do público. Yoshio Osaki, CEO da IDG Consulting, também compartilha essa visão, classificando o lançamento como um dos maiores da história do entretenimento.
Desafios
A indústria de jogos tem enfrentado desafios significativos, com demissões em massa em empresas como Sony, Microsoft e Take-Two, resultando na perda de mais de 33 mil empregos desde 2022. Strauss Zelnick, CEO da Take-Two, admitiu estar surpreso com a redução da demanda, que começou após a pandemia, quando muitos consumidores voltaram a priorizar eventos ao vivo em detrimento dos jogos. Apesar disso, ele acredita que a demanda dos consumidores está começando a melhorar.
A competição com aplicativos de vídeo como TikTok e a saturação do mercado de jogos estão dificultando a atração de novos jogadores. Por outro lado, especialistas alertam que mesmo um lançamento de grande porte como GTA VI pode não ser suficiente para reverter a desaceleração do setor. A consultoria Ampere Analysis projeta um crescimento de apenas 2,2% nos gastos com conteúdo e serviços de jogos em 2025.
Júlio Rossato