Índices futuros dos EUA operam em alta
Os índices futuros dos EUA operam em alta nesta segunda-feira (6), enquanto os investidores aguardam os dados de emprego em uma semana de negociações mais curta. A Bolsa de Valores de Nova York estará fechada na quinta-feira em homenagem ao falecimento do ex-presidente Jimmy Carter.
O relatório de empregos (payroll) de dezembro será divulgado na sexta-feira e é considerado um dos últimos dados relevantes antes da reunião do Federal Reserve (Fed) no final deste mês. Os investidores também estão atentos à Pesquisa de Vagas de Emprego e Rotatividade de Mão de Obra (JOLTS), que será divulgada na terça-feira, e à Pesquisa de Emprego da ADP, programada para quarta-feira.
A governadora do Federal Reserve, Lisa Cook, falará em uma conferência sobre direito e microeconomia na Universidade de Michigan. Seu colega Tom Barkin, o presidente do Richmond Fed, sugeriu na sexta-feira que sua preferência era manter as taxas restritivas por mais tempo.
Mercados asiáticos sem direção única
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam sem direção única hoje, à medida que a confluência de incertezas econômicas manteve a pressão sobre os negócios chineses. Na contramão, o anúncio de investimento bilionário da Microsoft em inteligência artificial promoveu um frisson entre ações de tecnologia, que se traduziu em fortes ganhos aos mercados de Seul e Taiwan.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de Serviços Caixin da China, elaborado pelo S&P Global, avançou para 52,2 em dezembro — indicando a expansão mais rápida do setor de serviços desde maio de 2024. No fim de semana, o banco central da China anunciou que adotará uma política monetária “moderadamente flexível” em 2025, com o objetivo de estimular o crescimento econômico. Por outro lado, o PMI de Hong Kong registrou queda em dezembro em relação ao mês anterior.
Mercados europeus operam em alta
Os mercados europeus operam em alta após um início difícil em 2025 para ações ao redor do mundo, e o sentimento misto pode continuar esta semana, enquanto os investidores buscam mais pistas sobre o rumo que a economia global está tomando. Os números de inflação da União Europeia e da Alemanha desta semana refinarão a perspectiva de mais cortes de juros pelo banco central Europeu.
Petróleo em baixa e minério de ferro em forte baixa na China
Os preços do petróleo operam em baixa após atingirem o nível mais alto em quase três meses, enquanto investidores avaliam o impacto do clima mais frio no Hemisfério Norte e das medidas de estímulo econômico de Pequim na demanda global por combustível. As cotações do minério de ferro na China fecharam em forte baixa.
Júlio Rossato