Chuvas deixam mais de 780 pessoas desabrigadas em Santa Catarina
Desde a última quinta-feira (16), fortes chuvas atingem várias regiões de Santa Catarina. Segundo a Secretaria Estadual da Proteção e Defesa Civil, ao menos nove cidades catarinenses decretaram situação de emergência nas últimas horas: Balneário Camboriú, Biguaçu, Camboriú, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Ilhota, Palhoça, Porto Belo, São José e Tijucas.
Somente entre a 0h de ontem e às 10h30 desta sexta-feira (17), o Corpo de Bombeiros atendeu a 366 ocorrências em 27 municípios, auxiliando a 2.007 pessoas, a maioria delas estava isolada em locais alagados. Ao menos 781 pessoas estão desabrigadas em todo o estado, enquanto outras cidades estão em alerta máximo para deslizamentos.
Em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, um pescador de 72 anos morreu afogado após ser levado pela correnteza enquanto verificava sua embarcação. Em Balneário Camboriú, equipes da Defesa Civil monitoram as áreas afetadas, principalmente os 42 pontos de risco já mapeados. Unidades de saúde e estabelecimentos de ensino foram afetados e há tanto o que fazer que municípios próximos enviaram máquinas, equipamentos, mão de obra e donativos para ajudar a população.
Situação de emergência
A exemplo de outras cidades, o decreto de emergência possibilitará à prefeitura de Governador Celso Ramos receber, mais rapidamente, recursos financeiros e materiais dos governos estadual e federal. O decreto também prevê a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil no âmbito local e a implementação de um Plano Emergencial de Resposta aos Desastres que, entre outras coisas, prevê a convocação de voluntários para auxiliar nas operações de resposta, a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade e outras medidas para garantir assistência à população afetada.
Previsão do tempo
Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram), as condições climáticas para continuidade das chuvas persistem até pelo menos esta tarde, alternando pancadas de chuvas fortes com períodos de melhoria. A previsão, contudo, é que as chuvas comecem a diminuir a partir desta noite e que o fim de semana seja de sol e calor em quase todo o estado, com pancadas de chuva típicas de verão.
Júlio Rossato