Trump invoca poderes de emergência para liberar produção de energia
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, está prestes a invocar poderes de emergência enquanto ordena uma série de medidas destinadas a liberar a produção de energia doméstica e reverter as políticas da era Biden projetadas para combater a mudança climática.
A declaração de emergência nacional de energia está entre uma série de mudanças que Trump planeja implementar nas horas após sua posse na segunda-feira, para cumprir promessas de campanha de aumentar a produção de petróleo e gás domésticos.
Impacto na indústria de energia dos EUA
Embora muitas das ações executivas apenas iniciem um longo processo regulatório, elas devem afetar todo o espectro da indústria de energia dos EUA, desde campos de petróleo até concessionárias de automóveis. Elas também destacam a determinação de Trump em reorientar a política do governo federal em torno da produção de petróleo e gás, uma mudança acentuada em relação aos esforços do presidente Joe Biden, que está saindo, para reduzir os combustíveis fósseis.
Iniciativas planejadas por Trump
Um funcionário da nova administração da Casa Branca disse que as iniciativas planejadas por Trump visam cortar a burocracia e as regulamentações que restringiram o investimento na produção de recursos naturais, críticos para reduzir os custos para os consumidores americanos, uma vez que os preços da energia afetam todas as partes da economia. As mudanças também são fundamentais para fortalecer a segurança nacional e exercer a dominância energética dos EUA em todo o mundo, disse o funcionário, que pediu anonimato para informar os repórteres sobre as diretrizes antes de se tornarem públicas.
Entre os planos está uma ordem executiva que visa especificamente a produção de recursos naturais no Alasca, que possui uma abundância de petróleo, gás e minerais críticos, disse o funcionário. A administração Biden, que está saindo, impôs restrições ao desenvolvimento de energia no estado, incluindo em terras federais destinadas à produção de petróleo há quase um século.
Trump está prestes a ordenar ao Departamento do Interior que comece a reverter algumas das restrições imediatamente, incluindo limites sobre a atividade dentro da Reserva Nacional de Petróleo do Alasca.
Declaração de emergência nacional planejada por Trump
A declaração de emergência nacional planejada por Trump será fundamentada na justificativa de que os altos custos de energia são desnecessários, resultantes de decisões políticas em Washington. A demanda por eletricidade nos EUA deve aumentar para níveis sem precedentes nos próximos anos, impulsionada por inteligência artificial, centros de dados e manufatura doméstica. Espera-se que as usinas a gás natural atendam grande parte dessa demanda futura, embora empresas de tecnologia tenham negociado acordos para garantir suprimentos de eletricidade de projetos nucleares e renováveis.
Uma declaração de emergência nacional de energia desbloqueará uma série de autoridades que permitirão aos EUA produzir recursos naturais essenciais e reconstruir rapidamente, disse o funcionário. Não estava imediatamente claro como uma declaração de emergência energética seria utilizada, embora um presidente possa desbloquear poderes especiais sobre o transporte de petróleo bruto e usar autoridades para direcionar mudanças na forma como a eletricidade é gerada e transmitida.
Júlio Rossato