Homem preso novamente por porte ilegal de armas após ter acusações relacionadas à invasão ao Capitólio retiradas devido a um indulto presidencial
Um homem que teve as acusações relacionadas à invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, retiradas devido a um indulto presidencial foi preso novamente, desta vez por porte ilegal de armas.
Daniel Charles Ball, de 39 anos, foi detido em Washington, D.C., na última quarta-feira (22), segundo documentos judiciais relacionados a um processo em um tribunal da Flórida.
Ball havia sido acusado em maio de 2023 de posse de arma de fogo e munição, crimes proibidos para condenados por crimes graves. Os materiais foram apreendidos durante uma busca em sua residência, enquanto ele ainda era investigado por supostamente usar um dispositivo explosivo contra policiais durante o ataque ao Capitólio.
Antecedentes criminais
Entre seus antecedentes criminais estão uma condenação por agressão doméstica em 2017 e ataques contra policiais em 2022.
Na última terça-feira (21), um juiz federal ordenou o encerramento do processo de Ball relacionado aos eventos do Capitólio, após o ex-presidente Donald Trump conceder clemência a ele e a outros acusados do ataque.
Novas acusações
Apesar da decisão, Ball permaneceu sob custódia devido ao novo mandado de prisão relacionado às acusações de armas na Flórida.
Amy Collins, advogada de Ball, afirmou que seu cliente se declarou inocente das novas acusações e nunca chegou a ser liberado após o indulto presidencial.
O indulto, anunciado por Trump na última segunda-feira (20), incluiu perdões e comutações para várias pessoas envolvidas na invasão ao Capitólio e instruiu o Departamento de Justiça a encerrar todas as investigações pendentes relacionadas ao episódio.
Júlio Rossato