Secretaria de Proteção Animal não tem canil para animais abandonados em Maringá
A Secretaria de Proteção e Bem-estar Animal não tem um canil para acolher animais abandonados, explica o secretário Everson Carvalho. Segundo ele, os atendimentos são em casos de ferimentos e em situação de maus-tratos. A intenção, de acordo com o secretário, é que ainda este ano seja inaugurado um hospital veterinário do município.
Como solicitar atendimento
Para solicitar atendimento da secretaria, a população pode acionar o 156. Através do 156, é possível denunciar casos de abandono, maus-tratos, atropelamento e outras situações de animais em risco. O PETS é um programa exclusivo para castração de cães e gatos. Para participar, é necessário baixar o aplicativo e se cadastrar.
Fila de castração
Desde o início do programa, já foram realizados mais de 100 mil atendimentos e existem 2.800 pré-aprovações na fila de castração em Maringá. A Prefeitura trabalha dentro do orçamento, com a realização de 6.500 castrações por ano. A fila acontece por ordem de pedido, mas casos de emergência podem ser atendidos com prioridade.
Clínica veterinária pública
O prefeito Silvio Barros tem como meta de plano de governo a implantação da clínica veterinária pública na cidade de Maringá para desafogar o sistema de atendimento. A Secretaria de Proteção Animal tem o objetivo de cuidar dos animais e conscientizar a população sobre a importância de evitar o abandono e os maus-tratos. A legislação traz diversas situações que são considerados maus-tratos e o contato para denúncia é o 156.
Júlio Rossato