Chuva pode piorar situação em comunidade costeira próxima a Los Angeles
O morador de Sunset Mesa, Shaun Kearney, está preocupado com a contaminação da água da chuva por toxinas após os incêndios que destruíram grande parte de Los Angeles. Kearney precisa fechar um buraco no telhado de sua casa para impedir a entrada da água contaminada. A comunidade costeira próxima a Pacific Palisades ainda está se recuperando e a reconstrução local pode levar anos para ser concluída.
A maioria das casas vizinhas foi construída antes de 1979, quando o amianto era usado livremente na construção civil, e foram reduzidas a cinzas. “Mesmo que nossa casa ainda esteja de pé, obviamente não podemos viver aqui”, disse o executivo do setor da moda.
Chuva pode piorar a situação
Os incêndios, que começaram em 7 de janeiro e ainda não foram totalmente contidos, mataram 28 pessoas e danificaram ou destruíram quase 16 mil estruturas. A chuva vai limpar o ar e ajudará no combate aos incêndios, mas algumas autoridades estão preocupadas de que ela na verdade vai piorar as coisas. O fogo “varreu casas, veículos, eletrônicos, plásticos, produtos químicos, móveis e inúmeros materiais do cotidiano, criando uma mistura perigosa de toxinas”, afirmou a vereadora de Los Angeles Traci Parks.
De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, a previsão para o fim de semana é de chuva leve, porém, chuvas curtas e intensas podem desencadear fluxos de detritos. Algumas autoridades estão se esforçando para conter o escoamento de água contaminada.
Júlio Rossato