Sesc Paraná homenageia Denise Stoklos com leitura dramática da peça 'Um Fax para Colombo'
O Sesc Paraná promove uma homenagem à trajetória da atriz, autora e diretora Denise Stoklos – uma das principais referências do teatro brasileiro contemporâneo. A atriz circulará por seis unidades do Sesc, com sete apresentações de uma leitura dramática da peça ‘Um Fax para Colombo’, entre 30 de janeiro a 9 de fevereiro.
O premiado espetáculo é um manifesto sobre a história latino-americana. O personagem principal, um náufrago metafórico, denuncia fatos como a violência contra os povos originários, a escravidão e ditadura militar que atravessaram os mais de 500 anos desde a invasão de Colombo. O texto é rigoroso, porém otimista.
As apresentações serão no Sesc Medianeira (30/1); Sesc da Esquina, em Curitiba (1/2); Sesc Estação Saudade, em Ponta Grossa (2/2); Sesc Maringá (5/2); Sesc Bela Vista do Paraíso (7/2) e Sesc Londrina Cadeião (8 e 9/2). Os ingressos são gratuitos e limitados e podem ser retirados na Central de Relacionamento com o Cliente de cada unidade.
Em março, Denise Stoklos voltará ao Sesc da Esquina, durante o projeto Sesc Mulheres, para a apresentação da leitura dramatizada da peça ‘Calendário de Pedra’. Acesse a programação completa no site do Sesc PR.
Denise Stoklos
Nascida em Irati (PR), Denise Stoklos é considerada uma das figuras mais influentes das artes cênicas do país e sua carreira de 55 anos é marcada por inovações e por significativas contribuições ao teatro. Com uma sólida carreira internacional, já foi convidada para dar aulas na Universidade de Nova Iorque e é reconhecida como criadora do Teatro Essencial, uma abordagem que rompe com o óbvio, explora a essência da comunicação teatral com o mínimo de recursos materiais – um caminho de descobertas, onde o ator se conecta com a verdade do seu corpo, voz e presença.
Júlio Rossato